A Receita Federal começa a pagar nesta sexta-feira (31) o primeiro lote de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF). Além de restituições residuais dos anos anteriores, o primeiro lote inclui os contribuintes do Rio Grande do Sul que têm direito a receber.
O lote de restituição do IRPF pago hoje é o maior da história, segundo a Receita Federal: mais de R$ 9,5 bilhões serão pagos a mais de 5,5 milhões de contribuintes.
O pagamento será feito ao longo do dia, na conta ou na chave Pix do tipo CPF informada na declaração do Imposto de Renda.
Todo o valor destinado ao pagamento do 1º dos cinco lotes de restituição vai para os contribuintes com prioridade: por causa das enchentes no Rio Grande do Sul, os gaúchos que podem receber os valores também entraram na lista prioritária.
A maior parte, 2.595.933 contribuintes têm entre 60 e 79 anos. Em seguida, há 1.105.772 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Em terceiro, vêm 886.260 declarações de contribuintes gaúchos, incluindo exercícios anteriores, totalizando mais de R$ 1 bilhão.
Como consultar lote de restituição do IRPF
Para saber se está incluído neste primeiro lote, o contribuinte pode fazer uma consulta rápida no site da Receita Federal.
Basta clicar na aba ‘Meu Imposto de Renda’ e ‘Consultar a Restituição’ e inserir as informações solicitadas para saber se foi contemplado neste lote. Também é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal.
Caso se enquadre na lista prioritária e não esteja na lista, será preciso entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para ter acesso ao extrato da declaração. Caso haja alguma pendência, será possível enviar uma declaração retificadora e ficar na fila dos lotes da malha fina.
Leia também: