Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Meirelles: retirada de provisões pelos bancos deve reduzir juro

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, explicou nesta terça-feira, 21, que o aumento dos spreads praticados pelo bancos públicos ocorreu devido ao crescimento da inadimplência nos empréstimos durante a recessão.

"As provisões realizadas por esses bancos durante a crise aumentaram os spreads, mas, com a retomada da economia, a retirada de provisões pelos bancos deve gradualmente reduzir os juros", afirmou, em audiência pública conjunta entre diversas comissões da Câmara dos Deputados.

O ministro lembrou que o Banco Central é o órgão que tem dados específicos sobre juros bancários, mas disse que poderia "aventar possíveis explicações" para essa questão nos bancos públicos.

Taxação de fundos exclusivos

Meirelles defendeu que a taxação de fundos exclusivos proposta pelo governo é uma forma de se taxar grandes fortunas. "Existem várias maneiras de tributar grandes fortunas. Uma é o imposto direto usado em alguns países, e outras vão mais longe, como é o caso do que estamos fazendo. Só tem fundo exclusivo quem tem grandes fortunas", afirmou, em audiência pública conjunta entre diversas comissões da Câmara dos Deputados.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo