Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

O que você vai fazer com o 13º salário? A maioria dos brasileiros vai pagar dívidas com esse dinheiro

(Foto: Estadão Conteúdo) - Adivinha o que a maioria das pessoas vai fazer com o 13º salário?
(Foto: Estadão Conteúdo)

Mais de 70% dos brasileiros vão usar o 13º salário para pagar as dívidas. É o que mostra a Pesquisa Hábitos de Consumo para o Natal e Final de Ano, da Boa Vista SCPC, divulgada pela Associação Comercial do Paraná (ACP). Os resultados da pesquisa mostram ainda que a disposição do consumidor em guardar o 13º está diminuindo.

O levantamento aponta que 72% dos consumidores que vão receber o 13º salário devem usar a renda extra para quitar dívidas e saldar contas do início de ano: 56% para quitar dívidas e 16% para pagar as contas de início de ano (IPVA, IPTU, matrícula escolar). Apenas 13% pretendem poupar ou investir.

Na região Sul, índice de consumidores que pretendem quitar as dívidas com o 13º é de 53%. Na região Norte são 76%, seguida da Centro-Oeste (65%), Nordeste (58%) e Sudeste (55%). Entre as classes sociais, a intenção de quitar as dívidas com a verba é maior entre as classes DE (66%), na classe C a intenção é de 48% e nas classes AB para 21%.

Poupando

Poucos consumidores conseguirão poupar mais da metade do valor recebido. A pesquisa mostra que apenas 9% dos entrevistados irão guardar todo o 13º; outros 17% pretendem poupar ou investir de 30% a 50% do valor recebido.

Além disso, 48% não vão poupar nada – no ano passado foram 44% dos entrevistados e 31% em 2014.

Pesquisa

O levantamento foi realizado com mais de 700 consumidores de todo o Brasil, sobre pretensão de compra para o Natal de 2016 e Final de Ano. A Boa Vista SCPC utilizou a metodologia quantitativa para realização da coleta das informações, por meio de pesquisa eletrônica via internet, ao longo do período de 17 a 28 de outubro de 2016. O universo da pesquisa é representado por consumidores que buscaram informações e orientações no site Consumidor Positivo da Boa Vista Serviços: www.consumidorpositivo.com.br.

Colaboração Associação Comercial do Paraná