De forma geral, o parcelamento é visto como uma escolha arriscada para o consumidor, mesmo sendo muito comum no Brasil. Inclusive, muitos especialistas defendem que pagar à vista é sempre mais vantajoso. Levando algumas possibilidades em consideração, é notável que cada forma de pagamento tem seus benefícios.
A partir disso, é importante levar em conta o comportamento de suas finanças em cada pagamento. Se a prazo, o valor e a quantidade de parcelas precisam estar alinhados à sua estabilidade. Se for à vista, o preço do produto não deve comprometer demais as reservas financeiras. Portanto, o ideal é analisar os prós e contras antes de decidir como pagar.
Vantagens do pagamento à vista
Possibilidade de descontos
Seja no pagamento em espécie ou mesmo no Pix, pagar à vista pode significar economia. Além de receber o valor imediatamente, o vendedor não precisa custear taxas extras sobre o valor da venda. A ausência dessas taxas pode trazer redução do valor para o consumidor. Nesse sentido, é válido pedir desconto ao vendedor no ato da compra sempre que optar pelo pagamento à vista.
Reduz o consumismo
Com a necessidade de organizar e planejar as compras, o consumidor fica menos suscetível às compras por impulso. Isso porque será necessário juntar o dinheiro antes de realizar a aquisição. Além de tempo para reavaliar a necessidade da compra, a espera permite observar promoções e ofertas melhores.
Previne a inadimplência
Essa vantagem é bem óbvia. Tendo pago o valor total do produto no ato da compra, não resta saldo devedor que acarrete cobranças. Como resultado, o consumidor pode ficar mais tranquilo em relação à própria reputação junto aos birôs de crédito.
Desvantagens de pagar à vista
Sensação de ficar sem dinheiro
Eventualmente, após uma aquisição de alto valor, o consumidor sente a diferença nas reservas financeiras. Por conta disso, é preciso ter suas economias consolidadas para não ser pego desprevenido caso tenha imprevistos. Desde já, recomendamos começar sua própria reserva de emergência. Veja como nesse post.
Guardar dinheiro para comprar
Tanto quanto é vantajoso, precisar acumular o valor da compra também pode ser desfavorável. Enquanto aguarda ter todo o dinheiro para a compra, o consumidor tem que adiar a aquisição. Por exemplo, não ter reservas impede as compras emergenciais de alto custo. Da mesma forma, itens mais caros precisam de mais tempo para serem adquiridos.
Vantagens de pagar a prazo
Antecipação das compras
Ao contrário do pagamento à vista, onde é preciso ter o valor integral, parcelar garante a compra imediata mesmo sem dinheiro em mãos. Ao mesmo tempo que permite cobrir aquisições emergentes que fogem dos planos.
Manter as reservas aplicadas
Já que não é necessário ter o dinheiro em mãos, você pode manter aplicações ativas enquanto parcela as compras. Dessa forma, suas economias continuam rendendo sem que precise abrir mão das aquisições necessárias. Contudo, se torna ainda mais vantajoso quando o rendimento do investimento é maior que o juros da parcela.
Desvantagem de pagar a prazo
Risco de se endividar
Acima de tudo, esse é o maior risco que um consumidor corre ao parcelar suas compras. Ainda mais no que diz respeito à estabilidade e como o pagamento das parcelas faz parte de um futuro incerto. Em outras palavras, imprevistos acontecem e podem desorganizar suas finanças levando à inadimplência. Nesse sentido, assumir parcelas de alto valor ou a longo prazo é uma escolha perigosa.
Afinal, é melhor pagar à vista ou a prazo?
Como você viu ao longo do texto, a escolha de pagar à vista ou a prazo depende do contexto da compra. Leve em consideração as dicas que apresentamos aqui para tomar a melhor decisão de acordo com o seu bolso. Sobretudo, esteja sempre atento aos descontos e taxas de juros para garantir o máximo de economia possível.
No Blog da Solução Financeira, você encontra conteúdos para manter seu bolso a salvo das armadilhas de consumo. Eles trabalham para ajudar você a manter a sua saúde financeira em dia.
Com informações da assessoria de imprensa.