Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Pato Branco foi a cidade que mais gerou emprego no primeiro semestre

(Foto: Divulgação) - Pato Branco foi a cidade que mais gerou emprego no primeiro semestre
(Foto: Divulgação)

O município de Pato Branco é o que mais gerou empregos no Paraná no primeiro semestre de 2017, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desemprebados (Caged) do Ministério do Trabalho, divulgados essa semana. A cidade lidera o ranking paranaense com 1.474 postos de trabalho com carteira assinada entre janeiro e junho. Com o resultado, a cidade está à frente de grandes municípios paranaenses, destacando-se inclusive em nível nacional.

Além de Pato Branco, as cidades paranaenses que mais se destacaram na geração de emprego e renda são Cascavel, com 1.416 postos de trabalho efetivados, seguido de Maringá (1.374), Palotina (1.146) e Apucarana (982).

O desempenho positivo de Pato Branco continua sendo, em grande parte, resultado das admissões na Indústria, com 990 novos postos de trabalho, o setor de serviços (288) e a construção civil (96).

O prefeito de Pato Branco, Augustinho Zucchi, aponta que a geração de empregos, com a liderança no Paraná, demonstra o potencial da cidade enquanto polo de desenvolvimento e de oportunidades, bem como reflete o bom momento econômico vivenciado pela produção local.

“Trabalhamos muito para que Pato Branco confirme-se enquanto cidade modelo para o Brasil. Temos condições para isso, em virtude da vocação inovadora e empreendedora da população, que faz com que o município permaneça na contramação da situação brasileira atual. Temos planejamento, grandes obras sendo executadas e o apoio da população, por isso esse resultado nos enche de orgulho, por ser o coroamento de um trabalho realizado juntamente com a população”, destaca Zucchi.

Paraná é o 4º no Brasil

No primeiro semestre de 2017, o Paraná gerou 23.189 novos empregos com carteira assinada. Com os dados fechados até junho, o Estado apresenta o melhor saldo da região Sul do Brasil, com o quarto melhor desempenho do País, atrás de Minas Gerais (65.702), São Paulo (61.873), Goiás (39.459).  Até o momento, os principais setores da economia que oportunizaram o saldo positivo foram: Serviços (12.046), Indústria de Transformação (10.529), Agropecuária (2.594) e Construção Civil (1.110).

Pato Branco é destaque nacional

Com cerca de 80 mil habitantes, Pato Branco é uma das cidades mais desenvolvidas do País. A cidade ocupa o 7º lugar do Paraná no Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), com destaque para a saúde, educação e geração de emprego e renda. Entre os 5.570 municípios brasileiros, Pato Branco assume a 51ª posição, liderando na região Sudoeste do Paraná.

Além disso, o Município é reconhecido hoje como Cidade Digital pela Rede Cidades Digitais, assim como uma das cidades mais inteligentes do Brasil segundo a Revista Exame. Já no ranking geral da Revista IstoÉ, que relaciona as melhores cidades de médio porte do Brasil, Pato Branco está na 25ª posição. Em 2016, a cidade foi destaque na revista britânica The Economist.

Já em 2017, outro estudo divulgado pela Exame apontou Pato Branco como a 11ª melhor cidade para envelhecer no País e a 1ª no Paraná, devido as ações voltadas à qualidade de vida para os idosos, considerando cidades brasileiras de pequeno e médio porte.

Destaque ainda para a Rede Municipal de Educação, que atingiu a média de 7.1 no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) em 2015. Com o resultado, Pato Branco está em 1º lugar no Ideb no Estado do Paraná, considerando as cidades de médio porte, que possuem entre 50 mil e 100 mil habitantes.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo