Para quem não dispensa um bom café da manhã, a notícia é desanimadora: o preço do pão francês deve subir em todo o Brasil, e o cenário não será diferente em Curitiba e no Paraná. A explicação está no mais recente capítulo da guerra entre Rússia e Ucrânia, na Europa.
Embora o Brasil tenha baixa importação de alimentos da Ucrânia – a maior parte das importações do país envolve manufaturados de ferro e aço –, o país decidiu suspender as exportações para todo o mundo.
A medida foi adotada pelo governo de Volodymyr Zelensky para garantir a alimentação para os ucranianos.
Com essa nova medida, o preço internacional dos alimentos deve sofrer alterações e, entre esses alimentos, está o trigo. Por isso, o preço do pão francês pode subir já nas próximas semanas.
De acordo com Rafael Montanari Durlo, economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), “possivelmente vai faltar trigo, ou a oferta vai reduzir, e reduzindo a oferta você tem aumento nos preços”, explica.
“Essa visão sobre o futuro também tem impacto na cotação presente dessas commodities e, de ontem pra hoje, a aveia teve aumento de 6,2%; o milho, de 5,44%; e o trigo, 2,17%”, revela o economista.
Preço do pão francês deve subir em todo o país
Um dos principais exportadores de trigo para o Brasil é a Argentina, mas com a provável escassez do produto no mercado internacional, a tendência é que o valor das importações dessa commodity suba e, consequentemente, afete todos os produtos que usam o trigo como matéria-prima.
Já existem estudos de economistas indicando que, em algumas cidades brasileiras, o preço do pão francês pode passar dos R$ 20 o quilo, ou então, R$ 1,00 por unidade.
- Frango, arroz e macarrão estão em promoção no Armazém da Família
- Mutirão de emprego em Curitiba tem longas filas de candidatos
- “Aceita ser meu filho?”: pedido de adoção de curitibano viraliza
O aumento no preço do trigo já é sentido desde o início do conflito, mas a manutenção das exportações ucranianas vinha segurando um aumento mais expressivo.
O impacto da medida de Zelensky no mercado internacional já começou a ser sentido em alguns setores e deve refletir no preço do pão francês já nas próximas semanas.