Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Programa sobre empreendedorismo feminino ganha segunda edição

Com o intuito de desenvolver habilidades de gestão e aprimorar o nível de competitividade das empresas que têm à frente empreendedoras, o Sebrae/PR lança em Maringá, no dia 21 de fevereiro, a segunda edição do projeto Sebrae Mulher. O evento de abertura terá início às 19h30, na sede da entidade, e contará com a presença da consultora e pesquisadora em comportamento do consumidor, Sabina Deweik, que já passou por empresas como Havaianas, Fiat e Unilever. As inscrições deste evento são gratuitas e direcionadas para mulheres.

O programa Sebrae Mulher é pautado na teoria dos pesquisadores em administração Marcus Buckingham e Donald Clifton, que estimula o descobrimento dos pontos fortes dos indivíduos e a concentração dos esforços em melhorá-los. “Eles combatem a tese que aponta a necessidade de minimizar os pontos fracos na gestão. Para os autores, é preciso ser melhor ainda nas áreas em que temos talento e utiliza-los para minimizar os pontos fracos da empresa. Se não temos todas as características necessárias para uma gestão de excelência, podemos construir uma equipe complementar e com habilidades diversificadas”, explica a consultora do Sebrae/PR, Vânia Paula Claus.

Na avaliação de Vânia, a mulher empreendedora da atualidade é aquela que precisa se dividir em diferentes funções, que sente a necessidade de ser produtiva e estar no mercado. “Ela é criativa e detalhista e tem como grande desafio conciliar o seu tempo entre as suas necessidades, como o negócio, a família, a vaidade, os amigos. Tudo isso, sem perder a eficiência e ainda controlando o seu lado emocional, que está presente a todo momento. O programa vem para auxiliar neste processo”, aponta.

Durante o primeiro ciclo, estas características das mulheres empreendedores se destacaram e proporcionaram que as participantes, além de obter conhecimento para o desenvolvimento dos negócios, também trocassem experiências com as demais participantes. “Todas as oportunidades geradas resultaram no melhoramento de até 50% da gestão das empresas participantes. Isso, em apenas dez meses, é uma grande conquista e mostra que o programa atingiu seus objetivos”, garante a consultora.

O Programa

Com a primeira edição de 2016 tendo sido avaliada como um sucesso, o programa se desenvolveu e se dividiu em três ciclos. O primeiro é direcionado a gestão básica, e está com inscrições abertas para este ano. O segundo ciclo trabalha a gestão de maneira avançada e o terceiro estimula a inovação.

O Sebrae Mulher é focado na troca de experiência gestão e comportamento de maneira individualizada e personalizada e começa com o entendimento do nível de gestão de cada participante, com base no Modelo de Excelência em Gestão, o MEG. A programação acontecerá durante todo o ano, com mentorias focadas no comportamento da mulher e na potencialização dos pontos fortes. Encontros empresariais formarão espécies de momentos coletivos para discutir temas, compartilhar experiências e ter acesso a ferramentas práticas, relacionadas ao tema central do dia.

A consultora explica que o projeto não se trata de um produto de gênero, e sim de uma ação que trabalhará com um nicho de mercado. “Quando se reúnem pessoas ou empresas com características semelhantes, a evolução tende a ser melhor e maior, aplicaremos este método para potencializar a evolução dos participantes e seus negócios”, diz Vânia.

Evento de lançamento

No dia 21 de fevereiro, a palestra será com Sabina Deweik, jornalista, mestre em comunicação e semiótica, consultora e pesquisadora nas áreas de comportamento e tendências do consumidor. A palestrante já trabalhou em grandes empresas como Ferrero Rocher, Havaianas, H Stern, Natura, Fiat e Unilever.

Inscrições

As mulheres empreendedoras interessadas no Sebrae Mulher e na palestra de Sabina Deweik podem fazer inscrições pelo telefone (44) 3220-3475, em Maringá, ou presencialmente, no escritório da entidade, que está localizado na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, 1.116.