Quais as causas da Inflação e como ela afeta a sua vida

Após recuo de 0,68% em julho, o IPCA em agosto registrou baixa de 0,36%. Em 12 meses, a inflação passou a acumular alta de 8,73%, mostram os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entenda nesse artigo como funciona a inflação, os índices que a medem e como ela afeta a vida dos brasileiros.


O que é a inflação?

Inflação é a taxa média do crescimento de preços de bens e serviços em um determinado período. O que significa que quando a inflação está alta, o poder de compra do consumidor diminui, pois ele precisa gastar mais dinheiro para comprar os mesmos produtos do período anterior.

A inflação é representada pelos índices de preços, o principal índice utilizado no sistema de metas para a inflação é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Desde que seja mantida sob controle, a inflação não é considerada um problema econômico.

Principais índices da inflação

O principal índice utilizado pelo Governo Federal para medir a inflação oficial do Brasil é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Ele é desenvolvido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para fazer o cálculo, o IBGE toma como base famílias com renda mensal entre 1 e 40 salários mínimos, por isso é considerado amplo.

Outros índices também servem para medir a inflação, como o IGP-M e o INPC. No blog da Solução Financeira você pode encontrar tudo sobre o IGP-M, o INPC e como a inflação é calculada.

O que causa a inflação?

Aumento da demanda

O aumento da demanda é um dos principais causadores da inflação. Quando há pouca quantidade de determinado produto e existe uma grande procura por ele, o preço tende a subir. Os preços tendem a subir também quando há uma maior disponibilidade de crédito, com o poder de compra maior, as pessoas tendem a gastar mais.

Aumento nos custos de produção

A inflação também ocorre quando fica mais caro produzir determinado produto ou serviço. Por exemplo, se ficar mais caro produzir determinado item, a produção dele será menor, ou seja, a quantidade disponível para o consumidor será menor e os preços aumentarão para cobrir custos ou taxas extras.

Como a inflação afeta a vida dos brasileiros?

A inflação é um problema sério que afeta milhões de brasileiros, principalmente aqueles com salários mais baixos e que ainda vivem de aluguel. Com a inflação alta, os preços aumentam rapidamente e a quantidade de bens e serviços que uma nota de 100 reais pode comprar, por exemplo, diminui na mesma velocidade, prejudicando principalmente quem usa dinheiro vivo, os mais pobres em particular.

Além disso, é importante frisar a volatilidade da inflação quando ela está alta, ou seja, ela pode mudar muito de um mês para o outro, o que torna a economia instável. E com a economia em terreno instável, menores são as chances de entrar investimentos no país, o que prejudica o crescimento econômico.

A principal ferramenta que o Banco Central tem para fazer cumprir a meta de inflação é a taxa de juros, a Selic. Por isso, a Selic é aumentada quando os preços começam a subir de maneira perigosa. Taxas altas tendem a encarecer o crédito e financiar um veículo, por exemplo, pode sair muito mais caro. Se você possui um veículo financiado e está pagando juros muito altos, você pode procurar uma empresa especializada em negociar dívidas bancárias, como a Solução Financeira.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.