O governador Ratinho Junior (PSD) declarou em evento nos EUA, nesta semana, que o Paraná deixou as disputas políticas em segundo plano para garantir segurança tranquilidade aos investidores que apostam no estado.
A declaração aconteceu durante o evento Summit Valor Econômico Brazil-USA, no hotel The Plaza, em Nova Iorque (EUA).
“Não gastamos tempo brigando politicamente. O governador se dá bem com o presidente da Assembleia, com o presidente do Tribunal de Justiça, com os órgãos de regulação e isso cria um ambiente de paz política para o investidor, que quer trabalhar, pagar seu imposto e gerar o seu emprego”, disse, segundo o Valor Econômico.
Segundo Ratinho Junior, as brigas políticas são deixadas de lado para a construção de “ambiente que facilita a vida de quem quer vir investir no Paraná, fazendo com que o Estado não seja um problema para o investidor”.
Durante o discurso, o governador do Paraná reforçou a busca por um ambiente pacificado ao garantir que “não gastamos tempo discutindo ideologia, discutimos metodologia”.
Ratinho Junior lista atrativos econômicos do Paraná
Durante o evento para investidores nos EUA, Ratinho Junior esclareceu que o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná equivale à soma dos PIBs de Paraguai, Uruguai e Bolívia, além de uma taxa de desocupação de emprego abaixo dos 4%.
O governador também reforçou que o Paraná é o maior gerador de energia do Brasil, destacando que “98% dela é energia limpa. Temos um dos maiores percentuais de energia limpa do planeta”, disse.
O chefe do Executivo estadual também destacou que o Paraná é o maior produtor de proteína animal e o segundo maior produtor de grãos no Brasil. Os investidores de Nova Iorque também ouviram no discurso do governador que o Paraná é o maior produtor de celulose e de derivados de madeira de reflorestamento no Brasil, além de se destacar como 2º polo automotivo no país.
Governador defende privatizações e concessões
No mesmo evento, Ratinho Junior defendeu as “privatizações importantes” que foram realizadas em seu mandato, como é o caso da empresa de fibra ótica da Copel e dos aeroportos de Curitiba, Londrina e Foz do Iguaçu.
- Deputados do Paraná anunciam repasse de R$ 2 milhões para o RS
- Governo do Paraná tem mudanças em secretarias e outros órgãos
- Primeira-dama do Paraná recebe título de Cidadã Honorária de Curitiba
Outro destaque do Paraná apresentado aos investidores foi a concessão de dois lotes de rodovias, leiloados no fim do ano passado.
Ele apresentou os quatro próximos lotes da concessão rodoviária do Paraná, organizada em conjunto com o Ministério de Infraestrutura, e que fazem parte do maior pacote de modernização de estradas da América do Sul, com 3,3 mil quilômetros