Reabertura de fábrica na Grande Curitiba deve gerar 5 mil empregos

Com a colaboração de Assessoria de Imprensa

A reabertura da Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados do Paraná (FAFEN-PR), em Araucária, deve gerar 5 mil empregos diretos e indiretos, conforme estimativa do Sindiquímica-PR. A expectativa é que a reativação da fábrica pela Petrobrás ocorra ainda no primeiro semestre deste ano.

reabertura-fafen-pr
Foto: Divulgação

A reativação foi discutida durante reunião na terça-feira (06), na FAFEN-PR, entre a deputada estadual Ana Júlia Ribeiro (PT) e representantes da unidade e sindicatos (além do Sindiquímica-PR, o Sindipetro-PR/SC).

A retomada das atividades já tem o aval do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas precisa ser consolidada pela diretoria executiva da empresa. Parada desde 2020, a unidade deve receber investimentos na casa dos R$ 800 milhões para voltar a operar.

A medida beneficiará o setor agropecuário, diminuindo a dependência de produtos importados da Europa e Ásia e reduzindo a pressão sobre os preços provocada pela guerra entre Rússia e Ucrânia.

Antes da paralisação, a FAFEN-PR produzia parte significativa da ureia e amônia do mercado brasileiro, matérias-primas utilizadas na fabricação de fertilizantes. Com a redução do custo de produção a partir da maior disponibilidade de produtos nacionais, espera-se que haja diminuição também no preço dos alimentos.

Reabertura da FAFEN-PR vai gerar 5 mil empregos

Dos cinco mil empregos que devem ser gerados, mil são postos diretos. As contratações terão como prioridade os trabalhadores demitidos em 2020, conforme o Sindiquímica-PR.

A medida tem justificativa social e técnica. São pessoas com experiência e que conhecem o funcionamento da fábrica. Em algumas posições, leva-se até cinco anos para preparar o profissional para a função, mesmo com formação teórica. A operação é complexa e envolve extremos, com temperaturas em alguns equipamentos que variam de -70°C a 200°C.

Veja também:

A reativação puxará o crescimento da cadeia produtiva. No entorno da unidade, há várias empresas que prestavam serviços à FAFEN-PR que estão paradas, aguardando a retomada das atividades.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa