Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Reino Unido precisa concluir Brexit antes de negociar acordo, diz Canadá

O ministro das Finanças do Canadá, Bill Morneau, afirmou nesta quarta-feira que o Reino Unido precisará concluir as negociações para a saída da União Europeia antes de poder fechar um acordo de comércio com o Canadá. Falando a repórteres no intervalo de uma conferência do UBS Group, Morneau disse que o Reino Unido é o quarto maior parceiro comercial do Canadá e que Ottawa espera manter laços econômicos estreitos com o país europeu após a saída dele da UE.

O ministro canadense acrescentou, porém, que as conversas sobre o acordo de comércio após o Brexit não podem começar até que o Reino Unido se retire do bloco. Segundo ele, qualquer discussão com o Reino Unido será positiva. "Nós vamos respeitar o processo por que o Reino Unido passa com a União Europeia e apenas com o resultado dessas discussões teremos o contexto para responder a questões de que passos são", afirmou Morneau.

As declarações são uma mostra dos desafios diante da primeira-ministra britânica, Theresa May, após os eleitores decidirem pela saída do Reino Unido no plebiscito de junho. Os defensores do Brexit argumentavam que rapidamente o país poderia forjar novos acordos com outras partes do mundo. Mas os tratados da UE impedem que os países-membros negociem seus próprios acordos comerciais, o que significa que o Reino Unido pode fechar acordos formalmente apenas após sair. Fonte: Dow Jones Newswires.