A Receita Federal vai pagar o último lote de restituição do Imposto de Renda 2024 nesta segunda-feira (30). Deve ser desembolsado R$ 1,03 bilhão a 511.025 contribuintes.
O pagamento será feito ao longo do dia, na conta bancária ou na chave Pix do tipo CPF para os contribuintes que entregaram a declaração do Imposto de Renda Pessoa Física até setembro.
O lote também contempla restituições residuais de anos anteriores e inclui cerca de 86 mil contribuintes do Rio Grande do Sul.
Cerca de 40% do valor, informou o Fisco, irá para contribuintes com preferência no reembolso. Em relação à lista de prioridades, a maior parte, 201.381 contribuintes, informaram a chave Pix do tipo Cadastro de Pessoa Física (CPF) na declaração do Imposto de Renda ou usaram a declaração pré-preenchida.
VEJA TAMBÉM:
- Novo shopping em Curitiba vai gerar empregos em 40 lojas
- Mega-Sena acumula e três apostas do Paraná ficam no ‘quase’
Em seguida, há 106.289 contribuintes que não informaram a chave Pix e não se encaixam em nenhuma das categorias de prioridades legais. Este é o terceiro lote a contemplar contribuintes não prioritários.
Em terceiro lugar, há 86.570 contribuintes residentes no Rio Grande do Sul. Em quarto, vêm 75.686 contribuintes com idade entre 60 e 79 anos. Em quinto lugar, estão 23.180 contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. O restante dos contribuintes são 11.188 idosos acima de 80 anos e 6.731 com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Restituição do Imposto de Renda
A consulta da restituição do Imposto de Renda deve ser feita na página da Receita Federal, através deste link. Veja passo a passo:
- Basta o contribuinte clicar em “Meu Imposto de Renda”
- Em seguida, no botão “Consultar a Restituição”.
Além disso, é possível fazer a consulta no aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Caso não esteja na lista de restituição, deverá entrar no Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e tirar o extrato da declaração. Se verificar uma pendência, pode enviar uma declaração retificadora e esperar os próximos lotes residuais.
Se a restituição não for depositada na conta informada na declaração, como no caso de conta desativada, os valores ficarão disponíveis para resgate por até um ano no Banco do Brasil.