Startups: os novos modelos de empresas lucrativas

O mercado de startups está em ascensão plena, sendo responsável por movimentar bilhões no ano de 2021. O termo em inglês não tem tradução literal, mas significa “empresa emergente”. De início, era amplamente usado nos EUA e desconhecido no Brasil, se popularizando na internet recentemente. Em geral, é chamada de startup empresas com ideias inovadoras, com baixo custo de manutenção e que crescem de maneira acelerada gerando lucros cada vez maiores.

Foto: Divulgação

Inclusive, empresas como Apple e Microsoft foram chamadas assim no início quando as pessoas não entendiam exatamente em que elas trabalhavam. Hoje os investidores deixaram de se preocupar com o fato da população geral entender ou não o produto em seu início. Principalmente, consideram uma startup um grupo que trabalhe em um campo de incertezas, mas que tenha um modelo de negócios repetível e escalável.

Como abrir uma startup

Primeiramente, tenha uma ideia! Essa parte parece ser fácil, mas aí vem a parte da análise para saber se tem execução viável, se gera lucro e se dá para reproduzir. Um passo muito importante é que você ou sua equipe deve ter algum conhecimento sobre negócios e marketing. Esses são requisitos fundamentais para alavancar seu empreendimento sem depender de terceiros, ao menos no início. Além de desenvolver seu produto, você precisa criar uma marca, uma identidade que atraia seus clientes.

Em seguida, é preciso elaborar um plano de negócios consistente e que passe credibilidade aos investidores. É interessante que você consiga visualizar e oferecer detalhes concretos de no mínimo 3 anos sobre o desenvolvimento da empresa. Aproveite os baixos custos para oferecer preços justos, assim você atrai e fideliza clientes, gerando estabilidade de ganhos.

Em muitos casos, a tecnologia é sua maior aliada. Também é importante ter uma boa equipe trabalhando com você, todos motivados a otimizar o produto e o atendimento. Este último é fundamental para a boa aceitação do seu negócio. Afinal, a melhor propaganda é a recomendação de um cliente para outro. Porém não abandone outros meios de divulgação, garanta que sua marca seja vista nas redes sociais, rádio e tv, eventos, banners, tudo o que fizer sentido.

Aceleradoras de startups

Se você quer crescer mais rápido, existem empresas especializadas em acelerar o desenvolvimento da sua startup. Em outras palavras, elas trazem investimentos e oferecem mentorias a fim de um crescimento mais rápido. Normalmente, essas aceleradoras lançam editais onde as empresas interessadas podem inscrever seus projetos. Após a inscrição, a aceleradora filtra as informações e define as melhores startups para investir e impulsionar a lucratividade. Nesse sentido, o principal objetivo é alcançar a consolidação no mercado através de suporte financeiro e estratégico.

Para registrar sua startup é preciso um CNPJ, mas MEIs também é um método simples de garantir a regulamentação. Se quiser mais dicas para a criação ou manutenção de uma empresa, acesse o blog da Solução Financeira. Lá você sempre encontra dicas para ter um relacionamento cada vez menor com o seu dinheiro

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.