Nem todo mundo tem dinheiro na conta para pagar todas as dívidas, principalmente as mais altas. Uma saída para manter as contas em ordem é recorrer a um empréstimo bancário para lidar com as necessidades mais urgentes.
Essa é uma modalidade que tem uma série de vantagens e desvantagens, e é preciso levar em conta todos os aspectos antes de tomar a decisão por pedir empréstimo ao banco.
Por isso, fique atento e analise todos os pontos abaixo antes de solicitar um empréstimo.
Vantagens de fazer empréstimo
Dinheiro na conta rápido
Na maior parte dos bancos, o dinheiro emprestado pelo banco cai na conta em até 24 horas depois da solicitação. Essa pode ser uma vantagem para os casos urgentes, quando o cliente precisa do dinheiro de forma rápida e simples.
Dependendo da instituição financeira e das condições de cada cliente, já existem valores pré-aprovados que podem ser liberados diretamente pelo internet banking, sem a necessidade de ir até a agência bancária para conversar com o gerente.
Dá para fazer empréstimo com nome sujo
Mesmo quem está com alguma dívida e teve o nome inserido nos serviços de proteção ao crédito pode conseguir um empréstimo. Existem empresas de crédito que aceitam emprestar dinheiro para quem está negativado.
No entanto, aqui vale um alerta: os juros cobrados por essas empresas normalmente são maiores do que os cobrados em bancos tradicionais. Esse valor é mais alto justamente pelo risco do cliente não conseguir pagar o empréstimo. Por isso, vale pesquisar qual a melhor proposta para cada tipo de bolso.
Vale mais a pena do que usar cheque especial
Na maior parte das instituições financeiras, vale mais a pena fazer um empréstimo do que entrar no limite do cheque especial, a depender da situação.
Isso aconteceu porque os juros do cheque especial são cobrados ao dia e, portanto, quanto mais tempo demorar para ‘pagar’ o limite, mais alto será o valor que deverá ser desembolsado.
Desvantagens de fazer um empréstimo
Taxa de juros elevada
Embora possa ser mais vantajoso do que entrar no cheque especial, a taxa de juros para empréstimos pessoais é uma das mais altas. De acordo com o Banco Central, esse índice está acima dos 7% ao mês, já que a instituição financeira não recebe nenhuma garantia de que a dívida será paga.
Mas esse valor pode ser ainda maior caso o empréstimo seja feito em uma financeira, com taxas que podem chegar a 20%. Por isso, o cliente deve pesquisar e se informar sobre as melhores possiblidades para sua situação.
Valores limitados
Por ser uma linha de crédito bastante acessível e de fácil contratação, os valores nem sempre são muito altos. Portanto, o empréstimo pode não ser a opção mais viável caso a intenção seja adquirir um bem de valor mais alto, como carros ou imóveis.
Cuidado com o ‘efeito espiral’
Como pedir empréstimo em banco é mais fácil, existem clientes que usam esse tipo de serviço para pagar um empréstimo mais antigo, cujos juros já superam os valores emprestados.
Essa até pode ser uma solução viável a curto prazo, já que a dívida mais antiga será liquidada. No entanto, cria-se uma nova dívida, que pode levar ainda mais anos para ser quitada. Por isso, planejamento é fundamental, tanto na hora de pedir o empréstimo quanto na hora de saldar as dívidas.
Não consigo pagar meu empréstimo, e agora?
A decisão por solicitar um empréstimo deve ser tomada depois de muita análise e pesquisa. É importante verificar as taxas de juro de diferentes bancos, além de considerar as tarifas cobradas por várias instituições.
- Inadimplência cresce no Brasil, mas com desaceleração
- Entenda a diferença entre as empresas de recuperação de crédito
- Como cancelar o MEI e encerrar as atividades sem levar dívidas
Mas se o empréstimo foi contratado e o cliente não consegue arcar com as prestações e constatar que há muitos juros, existe uma saída para resolver a dívida e pagar um preço justo.
A Solução Financeira é uma das principais assessorias de negociação de dívidas bancárias do Brasil. Com mais de 20 unidades em 13 estados diferentes, a empresa é especializada em negociação de dívidas bancárias, de financiamento de veículos, empréstimo pessoal e de cartão de crédito.
A empresa atua diretamente com instituições bancárias para fazer a negociação da dívida e evitar que o débito se transforme numa bola de neve. As negociações da Solução Financeira podem render descontos de até 70% do valor devido, facilitando a vida de quem quer acertar as contas e ter tranquilidade para realizar seus sonhos.
A Solução Financeira pode ajudar a resolver o problema da sua dívida. Para conhecer mais sobre essa modalidade de negociação, basta entrar em contato com a empresa pelo Whatsapp.