Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Orçamento familiar pode unir a família e ajudar no planejamento financeiro

Para traçar objetivos e cumpri-los é necessário um orçamento, que é uma ferramenta de planejamento financeiro para controlar receita e despesas do dia a dia, como afirma Adriana Zandoná Franca, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi.

Sérgio Koga é feirante e trabalha junto com sua esposa e seus dois filhos. A família se considera conservadora, pois controlam muito bem o dinheiro que recebem e não gastam com coisas supérfluas. Os quatro normalmente sentam juntos e organizam os gastos e as contas.

“A maior parte do orçamento vai para o pagamento dos fornecedores e para as contas da casa”, contam. Com o dinheiro restante, eles separam metade para uma poupança reserva e a outra metade colocam em uma conta separada, para que o dinheiro fique reservado para a manutenção do negócio da família.

Cada um tem o seu papel. Cássia, a esposa de Sérgio, cuida dos gastos relacionados à residência como alimentação e limpeza. O filho do casal, Mateus Koga arca com as suas próprias despesas. “É a minha forma de contribuir. Eu quis tirar das costas dos meus pais o que eu produzo de despesas”, conta.

Heloise, a outra filha, é a responsável pelo pagamento dos fornecedores e ajuda na separação do dinheiro para os gastos. Sérgio fica com a parte de terminar onde o lucro será investido.

O casal acredita que toda a família organizando o orçamento em conjunto é importante para que os filhos tenham um exemplo de colaboração e planejamento financeiro. “Quando eles tiverem a família deles, eles podem nos ter como exemplo”, diz Cássia.

Adriana, do Sicredi, afirma que o orçamento familiar é muito importante. Ele mantém a família unida e ainda mostra como deve ser feita a administração do dinheiro recebido. “É muito importante envolver todos os membros da família, assim todos ficam comprometidos com o objetivo financeiro”, finaliza a gerente.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo