Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Para empreender é preciso investir a curto e longo prazo

Renata Abdala começou a sua produção para ter uma alimentação melhor. Aos poucos ela começou a fazer para os familiares e todo mundo gostava, então surgiu a ideia de abrir uma empresa para comercializar os seus produtos.

No começo foi difícil, ela e o marido começaram a reduzir os gastos. “Nós cortamos as saídas básicas e tínhamos muito gasto com gasolina.  A gente tinha dois carros e passou a ter um carro só. Pegamos esse dinheiro e guardamos”, contou. Essa atitude já foi pensando em conseguir manter a casa e colocar em prática a ideia da empresa.

Eles pensaram em um planejamento a curto prazo. “Era bem mais palpável, no nosso caso, ver o que ia acontecer durante o primeiro mês, o segundo mês e assim poder planejar desde as compras até as contas”. 

Quando eles pensavam nos equipamentos que precisavam comprar, calculavam mais ou menos o quanto precisariam vender, o quanto tirariam do próprio bolso, para não descapitalizar a empresa. 

Ela afirma ter um orçamento mais apertado, mas que vale a pena. “Começar pequeno quer dizer que você pode chegar num lugar muito grande. Então poupe, seja com poupança ou investimento. Pense a curto prazo na sua empresa, corra atrás, trabalhe bastante porque há uma satisfação todo dia de ser um empreendedor”, aconselha Renata.

Adriana Zandoná Franca, gerente de Desenvolvimento de Negócios da Central Sicredi, diz que o caso da Renata é um bom exemplo de um bom planejamento e reserva financeira. Ela deixa dicas para quem deseja empreender. “Primeiro é importante descobrir o seu perfil de investidor: conservador, moderado ou arrojado. Depois de identificar o seu perfil, o próximo passo definir seus objetivos e o prazo para que eles sejam cumpridos”, diz. 

Ela aconselha o investimento em poupança para curto prazo e em previdência para longo prazo, com o foco em aposentadoria. Mas ressalta que elas podem ser feitas simultaneamente.

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo