79% dos brasileiros não tiveram pais que liam para eles na infância, diz estudo

O hábito de ler para os filhos na infância é visto por especialistas no assunto como grande aliado no desenvolvimento da concentração, memorização, raciocínio e aumento do vocabulário dos pequenos. Além disso, muitas vezes, tal momento oportuniza uma troca de afetividade e de carinho entre as crianças e seus familiares ou responsáveis por elas, de modo que um benefício adicional seria a criação de um maior vínculo e o estreitamento desse laço.

filhos-pai-livro
Foto: Pexels/ Pavel Danilyuk

Um trabalho realizado pela Universidade de Barcelona também demonstrou que ao ouvir histórias contadas por adultos, os pequenos ampliam seu conhecimento da linguagem oral e escrita e se preparam melhor para a aprendizagem como um todo. Contudo, o mais recente estudo da Famivita revelou que 79% dos brasileiros não tiveram pais que liam para eles na infância. 

Os dados coletados mostraram que especialmente os entrevistados na idade dos 30 aos 34 anos não tiveram genitores que liam para eles, com 82%. Em seguida, vem a faixa etária daqueles entre 25 e 29 anos, com 81% respondendo negativamente.  

No que se refere às localidades, foi registrado que o Amapá é o estado onde mais filhos tiveram livros lidos pelos pais, com 46% respondendo positivamente. Em São Paulo e no Distrito Federal, este número foi de 24%. Já em Pernambuco e no Espírito Santo, 14% e 16%, respectivamente, disseram que seus genitores tinham o costume de ler para eles.  

Ainda acerca do tema, é interessante ressaltar que a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”, feita pelo Instituto Pró-Livro, apontou que um dos fatores que influencia para que se tenha o hábito de ler é justamente que alguém próximo incentive essa prática. 

A mesma pesquisa mostrou que o número de leitores teve queda no Brasil, com 4,6 milhões de brasileiros deixando de ler em quatro anos e que pelo menos 30% da população nunca comprou sequer um único livro.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.