Alunos da rede pública podem se inscrever no Programa Jovens Embaixadores

Estão abertas as inscrições para a 19ª edição do programa Jovens Embaixadores. Essa é uma iniciativa do Departamento de Estado dos EUA, com a coordenação da embaixada e consulados norte-americanos no Brasil, que promove um intercâmbio de curta duração para estudantes brasileiros do Ensino Médio da rede pública.


Destinado aos jovens entre 15 e 18 anos, o programa seleciona estudantes de destaque na rede pública, que possuam requisitos, como perfil de liderança, bom desempenho acadêmico, fluência em inglês e engajamento em iniciativas de empreendedorismo/impacto social. As inscrições vão até o dia 7 de março pelo site do programa.

Para 2021, o programa dispõe de 33 vagas para candidatos de todo o Brasil. O comitê de seleção busca escolher ao menos um finalista de cada estado, a fim de garantir maior representatividade e diversidade regional ao grupo.

Nas duas últimas edições do programa, por exemplo, o Paraná teve dois selecionados em cada uma. Em 2019, foram dois estudantes do Norte do Estado: João Pedro Felix e Silva, de Londrina, e Milena Dafhyne Sanches Silva, de Jacarezinho.

Em 2020, foi selecionado o estudante Hudson Eduardo da Silva Terra, de Curitiba, e a aluna Andressa de Lima Brandão, de Foz do Iguaçu.

Intercâmbio

Neste ano, o intercâmbio está previsto para julho de 2021. Devido às restrições de viagens, causadas pela pandemia do coronavírus, o intercâmbio presencial ainda depende da aprovação pelo Departamento de Estado dos EUA.

Caso não seja possível realizar o intercâmbio no início do segundo semestre, os selecionados serão convidados para participar de um intercâmbio em formato virtual.

Pela programação original, as atividades nos EUA estão previstas de 03 a 17 de julho. Durante a primeira semana, os estudantes conhecem a capital do Distrito de Colúmbia, participam de oficinas sobre liderança e empreendedorismo, visitam escolas, projetos de empreendedorismo social e se reúnem com representantes do governo norte-americano.

Após a semana em Washington, os participantes viajam para uma outra cidade, ainda a ser definida, onde participam de atividades relacionadas ao tema do programa, visitam projetos de empreendedorismo jovem, fazem apresentações sobre o Brasil e fortalecem seu perfil de liderança.

Como participar

O candidato deve, primeiramente, acessar o site oficial do Programa Jovens Embaixadores, informar o seu nome completo e endereço de e-mail e clicar no botão “Começar”. Para mais informações sobre o programa, acesse aqui.

Pré-requisitos para participar

  • Ter nacionalidade brasileira.
  • Ter entre 15 e 18 anos.
  • Ser aluno do Ensino Médio na rede pública brasileira e já ter cursado pelo menos o 1º  ano do Ensino Médio, em 2020. Alunos que iniciarão o 1º ano do Ensino Médio em 2021 não poderão se candidatar.
  • Ter boa fluência oral e escrita em inglês.
  • Ter pouca ou nenhuma experiência anterior no exterior.
  • Jamais ter viajado aos Estados Unidos.
  • Possuir renda familiar per capita mensal de até um salário mínimo.
  • Ter excelente desempenho escolar.
  • Ter perfil de liderança e iniciativa.
  • Ser comunicativo.
  • Possuir boa relação em casa, na escola e na comunidade.
  • Estar engajado em iniciativas de empreendedorismo/impacto social em sua comunidade, por pelo menos seis meses.

Colaboração AEN

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.