Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Alunos mudam nome de colégio ocupado em Foz do Iguaçu

APP Sindicato - Alunos 'mudam' nome de colégio em Foz do Iguaçu
APP Sindicato

Estudantes do Colégio Estadual Castelo Branco, em Foz do Iguaçu, tomaram a atitude mudar o nome da própria instituição, em ato simbólico contra a ditadura nesta quarta-feira (19). No lugar de Castelo Branco, os alunos colaram um cartaz com o nome da escritora Clarice Lispector. A atitude retira a homenagem ao ditador brasileiro, que tomou a presidência durante regime militar da década de 1960.

O cartaz foi confeccionado a mão, com o nome da poetisa ucraniana que desenvolveu sua obra literária no Brasil. A APP Sindicato, entidade que representa os professores da rede estadual, apoiou a iniciativa. De acordo com ela, a "juventude mostra para a sociedade a opção pela criatividade, sensibilidade e expressão da vasta condição humana, em detrimento da força e autoritarismo". 

O colégio estadual Castelo Branco é um dos 23 ocupados em Foz do Iguaçu. Os manifestantes protestam contra a Reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Temer, que prevê a mudança da carga horária, bem como a retirada de disciplinas obrigatórias e outras mudanças polêmicas questionadas nacionalmente por educadores. 

No Paraná, o número de escolas ocupadas chegou a 820, segundo última atualização do Movimento "Ocupa Paraná". No Oeste do Paraná, já são mais de 100.