Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Após liminar, estudantes desocupam escolas em Irati

(Foto: Paulo Henrique Sava / Arquivo Najuá) - Após liminar, estudantes desocupam escolas em Irati
(Foto: Paulo Henrique Sava / Arquivo Najuá)

Após o juiz substituto da Comarca de Irati, José Guilherme Xavier Milanezi, expedir uma liminar solicitando a reintegração de posse das escolas de Irati e Inácio Martins que estavam ocupadas, os estudantes obedeceram à decisão judicial. As desocupações nos colégios estaduais Antônio Xavier da Silveira, na área central, e Trajano Gracia, em Engenheiro Gutierrez, ocorreram na tarde desta quinta-feira (27).

Grupos de alunos, pais, acadêmicos e professores se reuniram em frente às escolas para protestar contra a decisão da justiça. Nas duas escolas, as direções, em parceria com a Patrulha Escolar Comunitária e as Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMF), fizeram vistorias para avaliar se houve algum dano ao patrimônio das instituições.

No Colégio Antônio Xavier, foi constatado que grande parte dos cadeados de portas e portões estava danificada ou havia sido trocada. O restante das instalações estava em perfeitas condições. Na Escola Trajano Gracia, houve um princípio de incêndio que acabou destruindo uma cortina de uma das salas de aula. Os estudantes alegam que o incêndio foi criminoso. Nas demais salas, as instalações estavam em ordem. A Polícia Civil também realizou vistorias nas duas instituições.

Nas duas escolas, as aulas recomeçam nesta sexta-feira (28), em horário normal. Na próxima semana, os horários deverão ser revistos por conta da greve de parte dos professores da Rede Estadual.

Colaboração Rádio Najuá.