Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Brinquedo desenvolvido na UFPR ganha premiação internacional

(Foto: Divulgação) - Brinquedo desenvolvido na UFPR ganha premiação internacional
(Foto: Divulgação)

Um brinquedo desenvolvido como trabalho de conclusão do curso de Design de Produtos da Universidade Federal do Paraná (UFPR) recebeu o “A’design Award”. O prêmio é considerado um dos mais importantes da área e foi recebido pela designer de produtos Priscila Busato.

Priscila desenvolveu o “Quebra Pedra”, um quebra-cabeça em 3D com peças em formato de pedra – o que explica o nome – que pode ser utilizado para uma diversidade de brincadeiras.

“[O brinquedo] alia atividade educativa de raciocínio lógico e matemático ao desenvolvimento motor da criança. Além da função de quebra-cabeça, as peças podem virar uma cabana, um muro, uma pista de corrida, um toten, um banco e até um batuque”, apresenta a designer, que afirma ainda que a produção do brinquedo pode ser feita tanto com impressão 3D ou por meio de corte a laser.

O trabalho foi dedicado ao filho de Priscila, que tem três anos e meio. Ela disse ainda que direcionou sua pesquisa ao período da infância que vai do nascimento até os seis anos de idade. “Esse intervalo de vida é crucial na vida do ser humano. A brincadeira é a principal forma de expressão da criança para desenvolver de forma integral a coordenação motora, sua personalidade, a forma com a qual ela se enxerga e a partir disso constrói seu raciocínio-lógico”, afirma ela, que se inspirou em pedagogias alternativas como Waldorf, Método Montessori e Abordagem Pikler.

O prêmio foi entregue na Itália.

Colaboração UFPR