Em 2024, o Paraná terá mais 82 colégios cívico-militares. O resultado foi obtido através de uma consulta pública realizada nos dias 28 e 29 de novembro (terça e quarta-feira) pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR), em 126 escolas estaduais.
O resultado representa uma aprovação de 65% ao modelo cívico-militar. Outros 44 colégios optaram pela manutenção do programa tradicional. A divulgação dos nomes e localidades das escolas que aprovaram a adesão será feita após a publicação do resultado no Diário Oficial.
Nas escolas que aprovaram a adesão ao modelo cívico-militar, as votações favoráveis superaram a marca de 50% mais um voto necessário para a implementação do programa.
Veja também:
- Mais de 25 bairros da Grande Curitiba podem ficar sem água hoje (30)
- Bazar em Curitiba vende produtos doados pela Receita Federal
O pleito contou com a participação ativa de milhares de pessoas e envolveu professores, funcionários, pais de alunos e estudantes maiores de 16 anos, garantindo a participação democrática na decisão.
Uma consulta ainda está sendo realizada nesta quinta-feira (30) em Dois Vizinhos, no Sudoeste, por conta do feriado municipal nesta semana.
Colégio cívico-militar
O modelo combina elementos da gestão civil com a presença de profissionais militares da reserva (inativos) na administração e na rotina escolar.
O colégio cívico-militar integra práticas e valores com os princípios educacionais, visando promover um ambiente escolar mais cívico e voltado para o desenvolvimento integral dos alunos.
*Com supervisão de Valeska Macedo