Inscrições para concurso público de professores no Paraná terminam nesta terça

Com a colaboração de Agência Estadual de Notíicas

Inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet no site do IBFC até as 23h desta terça-feira (9)

As inscrições para o concurso público para professores da Rede Estadual de Ensino do Paraná terminam às 23h desta terça-feira (9). Inicialmente, serão abertas 1.256 vagas sendo 1.109 para docência da Matriz Curricular e 147 vagas para professor-pedagogo, distribuídas nos 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs).

concurso-publico-professores-parana
Foto: Lucas Fermin/SEED

A taxa de inscrição é de R$ 100 ou R$ 160, dependendo se o candidato concorrer a um ou dois cargos. As inscrições podem ser feitas no site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC), que vai realizar o concurso de responsabilidade da Secretaria da Administração e da Previdência.

Concurso público tem cinco etapas

O edital do concurso (11/2023) prevê cinco etapas: prova objetiva, prova discursiva e prova prática, de caráter eliminatório e classificatório, prova de títulos, de caráter classificatório, e avaliação médica, de caráter eliminatório. Há reservas de vagas para afrodescendentes e pessoas com deficiência, amparadas pela legislação.

As vagas do concurso público são para carga horária de 20 horas, mas o candidato que concorrer a dois cargos (dois em docência ou para um professor docente e outro de professor-pedagogo) poderá ter a carga horária de 40 horas semanais.

O concurso é prorrogável por dois anos e a expectativa é chamar mais candidatos, além das 1,2 mil vagas iniciais.

Concurso para professores terá provas em 18 cidades

As provas objetivas e discursivas serão no dia 18 de junho na cidades-sede dos Núcleos Regionais da Educação: Apucarana, Assis Chateaubriand, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Dois Vizinhos, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Goioerê, Guarapuava, Ibaiti, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Laranjeiras do Sul, Londrina, Maringá, Loanda, Paranaguá, Paranavaí, Pato Branco, Pitanga, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama, União da Vitória e Wenceslau Braz.

O local onde o candidato realizará a prova não precisará necessariamente ser no mesmo município onde a vaga de interesse está disponível. Dessa forma, um candidato que mora em alguma cidade do Interior em que haverá aplicação das provas, mas quer, por exemplo, concorrer a alguma vaga disponível em Curitiba, não precisará se deslocar até a Capital. Entretanto, é imprescindível que a escolha do cargo e a cidade sejam indicadas no momento da inscrição para o concurso.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.