O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) acontece nos dias 5 e 12 de novembro e, além de organizar a rotina de estudos, os candidatos também devem ficar atentos a outro ponto importante: a redação.
Ela é fundamental para o estudante conseguir uma boa nota final e, por isso, o coordenador de Língua Portuguesa e Produção Textual do Elite Rede de Ensino, Vitor Campos, dá algumas dicas para garantir a nota máxima na redação do Enem.
Dicas para uma redação nota 1000 no Enem
Analisar redações que já conseguiram nota 1000 no Enem
Faltando menos de dois meses para a prova de redação, que será no dia 5 de novembro, a dedicação deve ser intensa. Por isso, a dica mais importante é analisar redações que receberam nota 1000 nos últimos quatro anos, período em que a banca examinadora é a mesma deste ano.
O candidato deve avaliar o perfil dos textos, os caminhos para a abordagem completa do tema e as estratégias argumentativas mais comuns entre os textos. Essa dica ajuda a criar um padrão textual próprio a partir do que os avaliadores consideram como modelo ideal.
Entender os critérios de correção da redação
Outra dica fundamental é compreender como os examinadores fazem a correção da redação do Enem. Além de evitar erros, também é possível entender o que a banca espera do candidato na criação de um texto dissertativo.
Treinar técnicas de leitura e interpretação de texto
As Competências II e IIII da Matriz de Correção da prova de Redação do Enem exigem dos participantes, entre outros domínios, compreender a proposta, além de selecionar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
Para isso, é imprescindível que o participante aumente sua carga de leitura, sobretudo em se tratando de textos do campo jornalístico. Isso não só vai deixá-lo mais informado sobre as atualidades que podem ser cobradas de maneira geral no Enem, como também vai aumentar sua visão crítica de mundo, posicionamento este observado nas redações nota 1000.
Aprimorar o repertório sociocultural
Ainda sobre a Competência II, o participante precisa apresentar na sua composição pelo menos um repertório sociocultural pertinente, legitimado e produtivo.
Uma dica importante aos participantes é montar uma lista com dez possíveis temas para este ano. Em seguida, pesquisar três a cinco repertórios de diferentes áreas de conhecimento que se relacionem aos temas.
Treinar redações
Essa dica é básica, mas ainda assim, importante o suficiente para fazer toda a diferença na hora do Enem. Treinar a prática de redação, principalmente com temas que podem cair na prova deste ano é mais um passo importante para alcançar a nota 1000.
- Veja como será o concurso nacional unificado com 7.800 vagas
- UEPG abre inscrições para Vestibular 2024; prazo acaba em outubro
- UTFPR publica edital do primeiro vestibular de 2024; veja cursos
Nesse sentido, é importante contar com um professor que faça a avaliação do texto seguindo os mesmos padrões da banca examinadora do Enem.
Revisar e reescrever redações
Todas as redações produzidas nesse período de treinamento devem ser lidas e reescritas para se acostumar com todas as exigências da matriz de correção.
Caso o texto esteja no padrão nota 1000, é hora de passar para o próximo tema. Se ainda não estiver adequado, o ideal é reescrever o texto consertando os erros que podem comprometer a nota.
A prática de escrever, analisar e reescrever levará o participante à tão desejada nota 1000 na redação do Enem.