Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Educação vai participar do Festival de Teatro de Curitiba

(Foto: Colaboração Seed) - Educação vai participar do Festival de Teatro de Curitiba
(Foto: Colaboração Seed)

O Centro Estadual de Capacitação em Artes (CECA) Guido Viaro, da Secretaria de Estado da Educação, vai participar da 22° edição do Fringe, do Festival de Teatro de Curitiba, que acontece na capital paranaense entre os dias 27 de março e 5 de abril. Essa é a primeira vez que a Secretaria de Estado da Educação participa do festival.

A programação da Mostra CECA Guido Viaro é composta de produções próprias de teatro, dança e performance criadas pelos cursistas do Guido Viaro, além de bate-papo, oficinas formativas e mostra de fotografia. As apresentações têm classificação livre e são gratuitas. Toda a programação está aberta para a comunidade, e professores podem levar seus alunos para assistirem as apresentações e visitar a exposição.

“É um orgulho muito grande participar do Fringe com as produções dos nossos professores e alunos. Os trabalhos de construção coletiva provocam e promovem reflexões nos espectadores. Tanto o espetáculo de dança como de teatro nos permitem olhar o outro, estabelecer relações com as pessoas, com o mundo. Ninguém sai igual depois de assistir a essas apresentações”, disse a diretora do Guido Viaro, Sabrina Rosa Cadori.

Fique ligado

A programação do Guido Viaro inclui a exposição “Ribalta – Fotografia de espetáculo” que reúne uma coletânea de fotografias feita pelas professoras do CECA Giselle Nicaretta, Maria Ravazzani e pelo ex-funcionário William de Oliveira, que registraram os eventos semanais do Te Encontro no Guido. Os visitantes terão a experiência de vivenciar, sob a ótica da fotografia, as apresentações de diversos espetáculos realizados no Guido Viaro no período de 2013 a 2018. A mostra fica disponível na praça de exposições do Guido Viaro do dia 27 de março a 5 de abril.

Na próxima quarta-feira (27), também será feita a apresentação de dança “Projeto Urbano”, no Auditório Beto Lima, no Guido Viaro, às 20 horas. O espetáculo apresentado pelo Grupo de Dança Guido irá abordar as reflexões do elenco sobre a cidade, que tipo de relações todos estabelecemos com ela. A proposta é uma criação coletiva, orientada pela professora Daniella Nery, que vai promover diversas sensações nos espectadores e a reflexão sobre seu lugar na urbe.

No dia 29, às 14 horas, será realizada oficina teórica e prática para estabelecer os primeiros contatos com a ideia e a percepção do KI, um trabalho de consciência corporal. A oficina propõe compartilhar um pouco da vivência e dos jogos teatrais do grupo Sétima Cena, que utiliza este conceito para aprimorar as experiências cênicas.

A programação completa pode ser consultada AQUI.

O Guido

O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro é um órgão vinculado à Secretaria Estadual da Educação que oferta cursos de formação continuada a professores da rede pública de ensino (municipal e estadual) nas áreas artísticas de Artes Visuais, Dança, Música, Teatro e Literatura e Cultura Corporal. O Guido Viaro também oferta cursos de Pedagogia, Licenciaturas e Formação de Docentes a estudantes do Ensino Médio. Já para a comunidade em geral são oferecidos cursos, sem custo nenhum, de Arte Circense, Desenho e Pintura, Mosaico, Dança Circular, Dança Contemporânea, Teatro, Cerâmica e Vidro, Prática Instrumental.

Endereço

O Centro Estadual de Capacitação em Artes Guido Viaro, está localizado na Rua Francisco Mota Machado, 490, no Capão da Imbuia, em Curitiba.

Colaboração Seed

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo