Mais de 120 escolas da rede municipal de ensino de Curitiba têm educação integral

Este ano, a rede municipal de ensino de Curitiba prosseguirá com a ampliação da oferta da educação integral em tempo ampliado, a partir do início do ano letivo, em 14 de fevereiro.

(Foto: Hully Paiva/SMCS)

Para 2023, 150 unidades devem ter o sistema integral até o final do ano. Em 2024 essa opção abrangerá as 185 escolas municipais, que deverão ter pelo menos parte das turmas com opção do integral ou atividades nas UEIs próximas.

O número de escolas municipais com oferta da educação integral em tempo ampliado já subiu de 86 para 126, desde 2017. São atendidos 55 mil crianças e estudantes em período integral, em turmas da educação infantil e do ensino fundamental. Em 2017, eram atendidos 42 mil.

O aumento da oferta é feito de maneira gradativa, e depende da estrutura das unidades e da demanda da comunidade.

O integral permite que o estudante permaneça com até 9h de atividades na escola e garante acesso a atividades pedagógicas diferenciadas, como práticas de movimento, ciência e tecnologia, matemática, Língua Portuguesa, entre outras. A alimentação escolar também é adequada ao tempo maior em que permanecem na unidade educacional.

Em março de 2018, a capital do Paraná já havia atingido, antes do prazo previsto, a meta do Plano Municipal de Educação de oferecer tempo integral em metade das escolas da rede. Eram 92 escolas integrais, o equivalente a 50,2% da meta proposta.

Um dos destaques da rede curitibana nas unidades com integral é o projeto “Mãos na Massa: economia doméstica para os estudantes da rede municipal de ensino”.  A iniciativa começou em 2021 pelos estudantes das onze escolas municipais do 6º ao 9º ano.

O investimento foi de R$ 37,3 mil por unidade com o projeto, para viabilizar os espaços maker (faça você mesmo) com propostas de vivências do cotidiano e atividades manuais, que envolvem culinária e costura, de maneira articulada com conteúdos curriculares, como matemática e ciências, por exemplo.

Aulas a partir de 14 de fevereiro

O ano letivo de 2023 começa no dia 14 de fevereiro para as 140 mil crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Curitiba. Desde o início de 2022, as aulas foram no formato de ensino 100% presencial.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.