Os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) decidiram em assembleia nesta quinta-feira (20) pelo fim da greve iniciada em 15 de abril. O retorno dos profissionais às atividades acadêmicas será na segunda-feira (24).
Reajuste salarial, melhores condições de trabalho e recuperação do orçamento das universidades federais eram algumas das principais reivindicações da categoria quando iniciou a greve, acompanhando o movimento nacional.
De acordo com a Associação dos Professores da Universidade Federal Do Paraná (APUFPR), a maioria dos docentes decidiu pela aprovação da proposta apresentada pelo Governo Federal. Foram 180 votos favoráveis, 160 contrários e cinco abstenções.
Em relação ao encerramento da greve, a proposta foi aprovada com 240 votos favoráveis, contra 130 votos pela continuidade da greve e quatro abstenções.
- Festival Junino em Curitiba tem pratos a partir de R$ 4,50: confira
- Novo shopping em Curitiba: veja quando deve ser inaugurado
A proposta de retorno na próxima segunda-feira (24) foi a vencedora, com 174 votos. A proposta de retorno após a análise do Comando Nacional de Greve (CNG) recebeu 139 votos. Houve oito abstenções.
“A assembleia aprovou a constituição de um Grupo de Trabalho (GT) para tratar das questões relativas à pauta local e ao calendário acadêmico após o final da greve, cujos debates seguirão as diretrizes já aprovadas no Fórum de Coordenadores de Cursos da UFPR”, disse a APUFPR.
Professores da UTFPR também decidem pelo fim da greve
Os professores da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) também realizaram assembleia nesta quinta (22) e aprovaram o fim da greve.
A Seção Sindical dos Docentes da UTFPR afirmou que o retorno às atividades não será imediato. Os docentes optaram por aguardar resolução do Andes-SN (Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior). Uma assembleia deve ser realizada na quinta-feira (25) para deliberação.
“O calendário acadêmico da UTFPR continua suspenso e a decisão só pode ser mudada pelo Conselho Universitário”, disse o sindicato.
Greve dos servidores federais continua
Apesar do retorno dos professores, continua a greve dos servidores técnico-administrativos das instituições federais do Paraná.
Segundo o Sinditest-PR, sindicato que representa a categoria, a maioria dos servidores optou pela manutenção da greve.
O sindicato deve buscar novos diálogos com o governo federal para as reinvindicações da categoria.