Inscrições para o Vestibular UTFPR começam nesta segunda

Com a colaboração de assessoria de imprensa

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) abre nesta segunda-feira (27) o período de inscrições para o Vestibular de Inverno, que oferta 3.007 vagas em 107 cursos. O vestibular volta como opção de ingresso nas graduações da UTFPR após 13 anos.

inscricoes-vestibular-utfpr
Foto: Divulgação/UTFPR

As inscrições devem ser feitas, até 9 de maio, por meio sistema da banca organizadora, Funtef[1]PR, com acesso direto pela página do Vestibular UTFPR. Durante o processo de inscrição, o candidato deve escolher um curso em primeira e outro em segunda opção e, ainda, optar entre os idiomas espanhol e inglês para as questões de Língua Estrangeira Moderna. O candidato deve, por fim, selecionar uma das três modalidades de concorrência: ampla, cotista ou treineiro.

A taxa de inscrição é de R$ 150. Candidatos que comprovarem não conseguir realizar o pagamento podem solicitar isenção até 12 de abril. As provas serão aplicadas nas 13 cidades em que a UTFPR possui campus: Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo. O comprovante de ensalamento estará disponível a partir de 29 de maio, na página do candidato.

De acordo com o edital, haverá uma prova de conhecimentos gerais, com 60 questões de múltipla escolha, e uma prova de redação em língua portuguesa. As duas provas serão aplicadas no mesmo dia, 4 de junho, às 14h, com duração de cinco horas.

Pelo menos metade das 3.007 vagas oferecidas será destinada ao Programa de Ações Afirmativas, voltado aos cotistas. Para concorrer a elas, o candidato deverá ter cursado todo o ensino médio em escolas públicas. Há reserva de vagas para candidatos com renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, pretos, pardos ou indígenas e com deficiência.

Candidatos que apresentem deficiência ou com necessidades educacionais específicas poderão solicitar adaptações razoáveis, como prova ampliada, assistência de ledor/transcritor, uso de computador com leitores de tela, intérprete de libras, leitura labial, acessibilidade e sala com número reduzido de candidatos. Para estes candidatos e para lactantes, será possível solicitar no ato de inscrição tempo adicional de 60 minutos para a realização das provas.

A data provável para divulgação do resultado do Vestibular de Inverno 2023 é 17 de julho. O candidato será selecionado em apenas uma das opções de curso selecionadas, na primeira opção, caso tenha obtido nota suficiente para classificação, ou na segunda, caso não tenha sido selecionado em sua primeira opção. As aulas do segundo semestre estão previstas para começarem no dia 9 de agosto.

Volta do vestibular da UTFPR

O último vestibular da UTFPR havia sido realizado no segundo semestre de 2009 e, do primeiro semestre de 2010 até o primeiro de 2023, a Universidade selecionou novos estudantes exclusivamente pelo Sisu.

A UTFPR voltar a realizar o vestibular como forma de oferecer mais uma possibilidade de ingresso na Universidade, de fortalecer as relações com as comunidades locais onde estão situados os campi e de contribuir para a curricularização da extensão, que exigirá o desenvolvimento de projetos de impacto na comunidade ao longo da graduação.

Todas as informações sobre o Vestibular de Inverno 2023 da UTFPR estão no edital de seleção no Guia do Candidato, disponibilizado na página do Vestibular UTFPR.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.