Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Matrículas na rede municipal começam em Cianorte e Umuarama

Pais devem ir até as instituições realizar a matrícula (Foto: ABr) - Matrículas na rede municipal começam em Cianorte e Umuarama
Pais devem ir até as instituições realizar a matrícula (Foto: ABr)

As redes municipais de ensino de Cianorte e Umuarama começaram o processo de matrículas para o próximo ano letivo. A partir desta segunda-feira (7), Cianorte realiza o cadastro dos novos alunos, já Umuarama faz as rematrículas.

Cianorte 

Em Cianorte, podem procurar pelas vagas os pais ou responsáveis das crianças com idades para cursar o pré-escolar I (quatro anos completos até 31 de março de 2017), pré-escolar II (cinco anos completos até 31 de março de 2017) e o 1º ano do Ensino Fundamental (seis anos completos até 31 de março de 2017).

Para a pré-escola I, os interessados devem comparecer a um dos 12 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Já para a pré-escola II e para o 1º ano, a uma das 13 escolas municipais. O horário de atendimento é das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Os documentos necessários e obrigatórios são a certidão de nascimento e uma cópia, atestado de vacinas da UBS, cartão nacional do SUS e talão da Copel.

EJA

As matrículas de alunos para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), de 1ª a 5ª série do Ensino Fundamental, também serão realizadas entre os dias 7 e 11 de novembro, nas escolas municipais General Ernesto Geisel (São Lourenço) e Vicente Machado (Cianorte). Para matricular-se é preciso ter 16 anos completos e os documentos necessários são RG, CPF, atestado de vacina, carteira nacional do SUS e talão da Copel.

Umuarama

Em Umuarama, até sexta-feira será realizada a rematrícula do ensino fundamental (2º, 3º, 4º e 5º anos). Para isso, os pais devem comparecer à secretaria da escola apenas com o comprovante de residência.

Já entre os dias 14 e 18 de novembro, as escolas municipais vão atender os pais que realizarão a matrícula inicial, ou seja, dos alunos que migrarão da educação infantil para o 1º ano do ensino fundamental. Neste caso, é necessário que o responsável compareça com certidão de nascimento da criança e comprovante de residência, além da declaração de matrícula e frequência, caso o aluno seja proveniente de outra instituição.

O prazo para rematrícula da Educação Infantil, que compreende as séries do maternal e jardim nos centros municipais de educação infantil (CMEIS) e creches, será realizado entre os dias 28 de novembro e 9 de dezembro.

De 5 a 7 de dezembro, as matrículas serão abertas para os alunos de todas as séries e instituições de ensino, ou seja, terão início as transferências escolares de crianças provenientes da rede privada ou de outras cidades.

Por fim, no período de 5 a 9 de dezembro, serão efetivadas as matrículas para a educação de jovens e adultos (EJA).