Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Matrículas na rede municipal começam nesta segunda-feira

(Foto: Divulgação) - Matrículas na rede municipal começam nesta segunda-feira
(Foto: Divulgação)

A Secretaria de Educação divulgou as datas e procedimentos necessários aos pais para que matriculem ou renovem a matrícula de seus filhos nas escolas municipais para 2017. As escolas municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) receberão também os novos cadastros, para crianças que hoje estão fora da rede escolar, de segunda (21) até 30 de novembro.

A rede municipal atende em 2016 a 31.340 alunos. Destes, 4.681 vão deixar a rede e seguir para as escolas estaduais, ingressando no 6º ano. Para 2017, a expectativa da Secretaria é de que o número total de alunos ultrapasse 32 mil crianças.

Neste momento devem ir às escolas aqueles pais cujos filhos ainda não estão cadastrados ou matriculados. Cadastros já realizados ao longo do ano serão utilizados e, os pais, contatados pelas escolas. Com relação aos pais cujos filhos já estão matriculados, eles devem apenas responder a um formulário que será enviado através das crianças, para garantir a rematrícula – que será automática.

Crianças até 3 anos

Para as crianças até 3 anos, as vagas disponíveis nos CMEIs atendem a critérios sociais. Os CMEIs também estão abertos para novos cadastros e aqueles pais que já realizaram os cadastros dos seus filhos, não precisam fazer novamente. Entre os critérios para a vaga estão as situações de vulnerabilidade social, renda familiar e indisponibilidade da família para cuidar da criança.

Crianças a partir de 4 anos

A partir de quatro anos, as vagas são 100% garantidas. Basta aos pais irem até as escolas mais próximas de suas casas para realizar a matrícula, caso eles ainda não estejam cadastrados. O ensino é obrigatório a partir desta idade, para crianças que completam 4 anos em 2017, independente do mês.

Crianças já matriculadas

Aquelas crianças que já estão matriculadas levarão para casa um formulário. Os pais devem preencher e atualizar as informações e enviar para a escola através das crianças. Caso as crianças não tragam de volta o documento enviado para a casa dos alunos, as diretoras entrarão em contato direto com os pais para fazer a renovação.

Onde devo ir?

As matrículas devem ser realizadas na escola ou CMEI mais próximas de casa. Caso a criança não possa ser atendida nesta escola, a Secretaria irá encaminhar para um outro local mais adequado, seja da casa ou do trabalho dos pais.

1,2 mil novas vagas

No decorrer de 2017, o Município ofertará 1,2 mil novas vagas de Ensino Integral na Educação Infantil, através de 06 novos CMEIs que começarão a funcionar. Cada um receberá aproximadamente 250 crianças de 01 a 05 anos. Os CMEIs estão localizados nas Vilas Raquel, Cerejeiras, Jardim Amália, Canaã, Castanheira e Vila Ana Rita

Colaboração Assessoria de Imprensa.