O governador Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (10) a construção de 300 novas creches em 258 cidades do Paraná. As novas unidades escolares vão atender crianças de 0 a 3 anos e terão investimento de R$ 391,4 milhões – é o maior pacote da história voltado à infraestrutura de educação infantil do Paraná e o maior do País.
Os recursos para a construção das novas creches vêm de uma parceria entre a Secretaria de Desenvolvimento Social e Família e a Casa Civil, com aporte do Tesouro Estadual, do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA) e da Assembleia Legislativa do Paraná.
As prefeituras serão responsáveis pela licitação e cada nova unidade escolar deve receber aproximadamente R$ 1,3 milhão. O objetivo do pacote de investimentos é atender às demandas de prefeituras em todo o estado para reduzir o déficit de vagas na educação infantil.
“É o maior programa de construção de creches do Brasil, que mostra a preocupação do Governo do Estado com a primeira infância, que é a fase da vida em que a criança tem a maior capacidade de absorver conhecimento”, salientou o governador. “Esse programa também resolve o problema daquela mãe que muitas vezes acaba perdendo uma vaga de emprego por não ter um lugar adequado para deixar seu filho. Agora ela vai ter um bom lugar, onde ele vai aprender e vai ser bem cuidado”.
Como serão as novas creches do Paraná
Conforme anunciado pelo governo estadual, as creches serão construídas em terrenos de pelo menos 1,2 mil m² destinados pelas prefeituras. O projeto arquitetônico será doado pelo Governo do Estado para que as prefeituras contratem e executem as obras.
O projeto padrão tem 456,86 metros quadrados. Os espaços contarão com:
- três salas de aula
- uma brinquedoteca
- dois banheiros com fraldários
- quatro banheiros comuns (incluindo PCDs)
- um solário
- um pátio coberto
- um jardim sensorial
- uma sala de amamentação
- um lactário
- um refeitório
- uma cozinha industrial
- dois vestiários
- uma sala de diretoria
- uma sala de secretaria
- uma sala de professores
- duas despensas
As novas creches terão capacidade para atender 36 crianças por período. Elas foram projetadas para facilitar a ampliação em caso de necessidade da prefeitura. Para isso, não será necessário derrubar paredes – basta construir um anexo que também está dentro do projeto. Com a ampliação, a capacidade de atendimento sobe para 46 crianças por período.
- Curso de inglês gratuito em Curitiba: veja como se candidatar
- Inscrições para o Enem 2024 são prorrogadas: veja nova data
Em Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, a prefeitura disponibilizou um terreno no bairro Pessegueiros, no mesmo lugar onde será implantada uma unidade do programa Meu Campinho e, também, ao lado de uma área de preservação ambiental.
“Esse programa caiu como uma luva, porque a creche vai ser feita em um local onde estamos colocando outros equipamentos públicos, pois é um bairro cresceu muito”, disse o prefeito Marcos Zanetti.