Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Pais e alunos tentam desocupar colégio em Foz do Iguaçu

Alunos e pais contrários à ocupação nas escolas tentaram forçar o fim do movimento no colégio Estadual Ullysse Guimarães, localizado no Jardim Panorama, em Foz do Iguaçu, no Oeste do Paraná. A confusão ocorreu na manhã desta segunda-feira (24).

A tentativa rendeu muita discussão. De um lado, alunos gritavam "Queremos aula" e, de outro, estudantes rechaçavam a aprovação da PEC 241, que congela o investimento em educação pelos próximos 20 anos.

A Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM) estiveram no local na tentativa de controlar a situação. O grupo de pai e alunos que não apoia a ocupação se mobilizou pela internet. 

A escola está ocupada há 10 dias por alunos que desaprovam também a reforma do Ensino Médio, proposta pelo Governo Temer. Dentre as mudanças estão o aumento da carga horária de estudos e a retirada de Sociologia, Filosofia e Educação Física da grade obrigatória.

Os estudantes que não apoiam o movimento reclamam que não foram consultados sobre o assunto. Outros, demonstram preocupação com o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e a preparação para os vestibulares de universidades.

Apesar da tentativa, a ocupação está mantida. Em Foz do Iguaçu, segundo informações atualizadas da organização do movimento "Ocupa Paraná", outras 22 seguem sem atividades.

Colaboração: Márcio Falcão/Rede Massa.