O Paraná é o líder geral no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2023, que mede a qualidade do ensino em todo o país. Na avaliação da rede estadual, o Estado fica em segundo lugar, atrás de Goiás.
Os números do Ideb 2023 foram apresentados pelo MEC (Ministério de Educação) nesta quarta-feira (14), classificando os dados entre os anos iniciais do ensino fundamental, anos finais do ensino fundamental e ensino médio.
Para cada um dos três, o MEC definiu uma meta dos estados. Nos anos iniciais, era nota 6,0, nos anos finais foi de 5,0 e, por fim, no ensino médio, foi de 4,3. O Paraná esteve acima nos três.
Vale lembrar que Ideb cruza os dados taxa de aprovação dos alunos (os que não reprovam anos) e a nota da prova de português e matemática aplicada aos alunos do 2º, 5º e 9º ano do ensino fundamental e por estudantes do 3º do ensino médio.
Veja os índices do Paraná no Ideb 2023
O Estado saiu da sétima posição em 2017, quando tinha índice em 3,7, e pulou para a liderança, exclusivamente no ensino médio, no ano passado.
Veja os índices do Paraná no Ideb 2023:
- Anos iniciais do ensino fundamental: 6,7
- Anos finais do ensino fundamental: 5,5 (mesmo de Goiás e Ceará)
- Ensino Médio: 4,9
MEC ainda busca índices pré-pandemia
Ministro da Educação, Camilo Santana afirmou durante a apresentação que o resultado não serve para comparar os Estados, já que há divergências regionais em cada um.
“Eu tenho dito o resultado do Ideb não é ranqueamento e comparação. É identificar os problemas para que a gente possa traçar as estratégias e planejar ações. Queremos que o Brasil seja uniforme nos avanços educacionais, mas os mapas mostram desigualdades regionais e estaduais, dentro do próprio Estado. Esse é o grande desafio”, disse.
Outro ponto destacado pelo ministro foi que o Ministério mira alcançar os patamares pré-pandemia.
“O MEC está empenhado. Não chegamos aos patamares de 2019, mas houve uma curva de aproximação e vamos continuar”, ponderou.
VEJA TAMBÉM: