O projeto Parceiro da Escola tem como objetivo otimizar a gestão administrativa e de infraestrutura das escolas mediante uma parceria com empresas com expertise em gestão educacional.
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado da Educação, pretende expandir o programa Parceiro da Escola a partir de 2025. As empresas serão responsáveis pelo gerenciamento administrativo das escolas selecionadas na rede e pela gestão de terceirizados (limpeza/segurança).
O Parceiro da Escola será implementado a partir de uma consulta pública junto à comunidade escolar dentro de um processo democrático. A ação deve ocorrer em 200 escolas de cerca de 110 cidades, nas quais foram observados pontos passíveis de aprimoramento em termos pedagógicos.
O programa visa possibilitar que os diretores e gestores concentrem esforços na melhoria da educação. Os diretores, os professores e os funcionários das escolas serão mantidos e as demais vagas serão supridas pela empresa parceira. A equivalência dos salários com aqueles praticados pelo Paraná será obrigatória. A gestão pedagógica seguirá a cargo do diretor concursado.
Projeto Parceiro da Escola
As instituições contarão com um gestor administrativo, acompanhamento direto de nutricionista e educadores adicionais, inclusive para contraturno. Além disso, os estudantes receberão gratuitamente kits de uniforme escolar.
Veja também:
- Parceiro da Escola: veja lista dos colégios que podem ter gestão terceirizada no Paraná
- Parceiro da Escola: veja como votaram os deputados da Alep
No Paraná, esse projeto-piloto já é desenvolvido desde 2023 no Colégio Estadual Aníbal Khury, em Curitiba, e no Colégio Estadual Anita Canet, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). O programa não atinge escolas indígenas, aquelas em comunidades quilombolas e em ilhas ou as cívico-militares.
O programa também prevê avaliação perene das escolas parceiras, garantindo a eficiência da ação. Esse processo envolve aspectos qualitativos dos serviços ofertados pela empresa parceira, níveis de satisfação da comunidade escolar e o cumprimento de metas propostas pelo Estado, como aprendizagem e frequência escolar.