Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Primeiro emprego: inscrições para programa de formação vão até sexta

(Foto:Divulgação) - Primeiro emprego: inscrições para programa de formação vão até sexta
(Foto:Divulgação)

Adolescentes de 14 a 17 anos interessados em se preparar para o mercado de trabalho por meio do programa Formação Para o Primeiro Emprego, da Prefeitura de Curitiba, têm até sexta-feira (25) para se inscreverem. O cadastro está disponível no link http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/#1.

Ao todo são oferecidas mil vagas para o programa, e várias já foram preenchidas. A formação é destinada a moradores de Curitiba matriculados no Ensino Regular ou na Educação de Jovens e Adultos (EJA), com renda familiar de até três salários mínimos regionais (R$ 4.323,00) e que apresentem a documentação exigida. Quem não conseguir vaga agora, terá o nome incluído no cadastro de reserva, para chamamento em caso de desistência.

Esta é a primeira vez que a Prefeitura de Curitiba oferta uma capacitação exclusiva para preparar os adolescentes para a entrada no mercado de trabalho. "É uma inovação desta gestão municipal para proporcionar uma experiência única na vida aos participantes: que eles cheguem ao final com condições reais de conseguir emprego", comenta o diretor de Qualificação para o Trabalho, Fabiano Ferreira Vilaruel.

Capacitação

Os participantes serão divididos em dois grupos. O primeiro grupo (14 a 15 anos) vai participar de 400 horas/aula a partir de 11 de fevereiro. Até o fim de 2019 serão três encontros semanais de quatro horas cada um.

Os adolescentes terão aulas de língua portuguesa, matemática básica, introdução à informática e ao Mundo dos Negócios, empreendedorismo, trabalho voluntário, palestras, oficinas, orientação profissional e visitas monitoradas a empresas. Mais informações no http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/12668.

Depois disso, os interessados poderão integrar o programa de aprendizagem profissional do Serviço Nacional da Indústria (Senai), com duração de 18 meses.

Já a programação para o segundo grupo é mais extensa e começa um mês depois, em 11 de março. Serão 600 horas/aula, distribuídas em dois encontros semanais de quatro horas cada um. Também com duas aulas semanais de 2 horas por encontro, totalizando 18 meses de curso.

Fazem parte do conteúdo para estes adolescentes leitura e comunicação, relações socioprofissionais, cidadania e ética, saúde e segurança do trabalho, planejamento e organização do trabalho, raciocínio lógico e análise de dados, gestão contábil e financeira e operações logísticas. Mais informações http://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/detalhes/12669 .

Colaboração Prefeitura de Curitiba

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo