Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Projetos novos para o ano letivo nas escolas técnicas e agrícolas

Projetos novos para o ano letivo nas escolas técnicas e agrícolas

Os cerca de 21 mil alunos matriculados nos Centros Estaduais de Educação Profissional, colégios agrícolas e florestal vão encontrar várias novidades quando retomarem a rotina escolar na próxima quinta-feira (14), quando começa o ano letivo na rede estadual de ensino: são novos cursos e projetos pedagógicos inovadores que vão enriquecer o currículo dos estudantes.

Mais opções

Os moradores do município de Santa Mariana (no Norte do Estado) ganharam mais uma oportunidade de obter formação técnica sem nenhum custo, com o início do curso técnico em Agronegócio no Centro Estadual de Educação Profissional Agrícola (CEEPA) Fernando Costa.

O curso, que tem duração de um ano e meio, já começa o ano letivo com 38 alunos matriculados. “Por estarmos em uma região onde o agronegócio é muito forte, os alunos que buscam nossa instituição, ao concluir o Ensino Médio, já ingressam no mundo do trabalho com afinidade com a profissão”, disse o diretor do colégio Paulo Sergio Aguiar.

O CEEPA Fernando Costa oferece também o curso técnico em Agropecuária para quem concluiu ou está cursando o Ensino Médio. “Outro ponto é que o leque de possibilidades que esse curso proporciona é muito grande, oportunizando aos alunos mais capacitação e oportunidades de emprego em qualquer parte do processo produtivo e comercial, seja na agricultura ou pecuária”, explicou Aguiar.

Acompanhamento domiciliar

O Centro Estadual de Educação Profissional Newton Freire Maia, em Pinhais (na Região Metropolitana de Curitiba), vai implementar duas medidas para fortalecer a interação entre os estudantes e a comunidade.

A partir desse ano, o colégio intensifica o acompanhamento técnico e pedagógico domiciliar dos alunos. O objetivo é aproximar a escola ainda mais da comunidade, acompanhando a prática dos conteúdos dos cursos.

“Essa atividade tem um impacto enorme porque motiva os alunos e os familiares passam a ver a escola com outros olhos, como uma parceira no desenvolvimento dos alunos”, explica a diretora pedagógica do colégio, Vera Tives.

A outra medida é a reorganização do calendário pedagógico: as apresentações dos Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) serão feitas entre os dias 4 e 8 de novembro. Antes, eram os coordenadores dos cursos técnicos em Agropecuária, Meio Ambiente e Energias Renováveis que definiam as datas das apresentações.

“Essa alteração contribui para a integração dos alunos e também é uma forma de valorizar os trabalhos porque, além de apresentar para a banca, eles terão a oportunidade de compartilhar esses conhecimentos com toda a escola”, explicou Vera.

Além disso, quando retornarem às aulas na próxima quinta-feira (14), os 554 alunos também vão encontrar novidades na infraestrutura da escola. Foram feitas pequenas reformas e melhorias na infraestrutura do prédio, como a troca de telhas e a instalação de ar condicionado nos laboratórios de informática, auditório e em duas salas administrativas.

Rede estadual

Além das escolas regulares que ofertam cursos técnicos, a rede estadual conta com 15 Centros Estaduais de Educação Profissional (CEEPs), 18 colégios agrícolas e um colégio florestal especializados no ensino profissional de acordo com a demanda do setor produtivo de cada região.

São aproximadamente 21 mil estudantes matriculados em 32 cursos técnicos nas modalidades integrada (para quem ainda cursa o ensino médio) e subsequente (para quem já concluiu o ensino médio).

Os colégios agrícolas e o florestal funcionam em regime de internato e oferecem dormitórios, salas de estudo, refeitórios, auditórios, laboratórios específicos, bibliotecas e ginásios esportivos, acervo bibliográfico próprio para os cursos ofertados, além dos equipamentos para aulas práticas.

Colaborações Seed

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo