Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

UEPG aplica provas do PSS 2016 neste domingo em 15 cidades

(Foto: Divulgação) - UEPG aplica provas do PSS 2016 neste domingo em 15 cidades
(Foto: Divulgação)

Mais de 18,3 mil estudantes do ensino médio participam, neste domingo (20), do Processo Seletivo Seriado – PSS 2016 da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), em Apucarana, Cascavel, Castro, Curitiba, Guarapuava, Irati, Jacarezinho, Jaguariaíva, Maringá, Palmeira, Ponta Grossa, Rio Negro, São Mateus do Sul, Telêmaco Borba e Umuarama. Os portões serão abertos às 13h30 e fechados às 14h30. A aplicação das provas inicia às 15 horas, com quaro horas de duração.

A Coordenadoria de Processo de Seleção (CPS) alerta os candidatos que ainda não imprimiram a ficha de inscrição, obrigatória para o acesso aos locais de prova. Esses candidatos devem acessar o sistema de inscrição online, para imprimir a ficha e informar-se sobre o local de prova e ensalamento. Para isso, bastará informar o número do protocolo de inscrição e senha. Junto com a ficha (com foto e cópia da identidade colados), o candidato deverá apresentar o documento original de identificação.

A UEPG é pioneira no Paraná na implantação do processo seriado para ingresso na graduação. Como modalidade de seleção alternativa, o PSS se desenvolve de maneira gradual, sistemática e cumulativa. O aluno é avaliado ao final de cada uma das séries do ensino médio, por meio de provas denominadas PSS I, PSS II e PSS III. Na última etapa do processo (PSS III), o candidato opta por um dos 39 cursos ofertados pela instituição.

Dos 18.308 inscritos no PSS 2016, 9.341 participam da primeira etapa do processo (PSS I). A segunda etapa (PSS II) registra a participação de 5.699 estudantes. Na terceira etapa (PSS III), são 3.268 inscritos, que concorrem a 496 vagas. Desses, 300 candidatos disputam 10 vagas ofertadas para Medicina. É a maior concorrência do concurso, com média de 30 candidatos por vaga. Em segundo lugar, vem Engenharia Civil, com 207 concorrentes a 13 vagas. A proporção é de 15,9 candidatos por vaga.

Em Ponta Grossa e mais 14 cidades, o PSS 2016 ocorre em 44 locais (instalações da UEPG, instituições de ensino superior e escolas da rede estaduais de ensino). A realização do concurso envolverá o trabalho de 1,8 mil pessoas (servidores da UEPG e da rede de ensino), entre coordenadores, auxiliares de coordenação, fiscais de sala, médicos e pessoal de apoio. 

Provas

Cada etapa do PSS tem valor máximo de 1.000 pontos, dos quais 900 pontos correspondem às 60 questões objetivas de alternativas múltiplas (sistema somatório); e 100 pontos referentes às uma questão dissertativa (redação). Os candidatos somam a pontuação das três etapas e ainda podem usar a pontuação obtida na prova objetiva do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para compor sua nota final.

As 60 questões objetivas compreendem três áreas de conhecimento (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Na redação, são cobrados diferentes gêneros textuais para cada etapa do processo. No PSS I, comentários em blog, crônicas jornalísticas, narração escolar e relato autobiográfico; no PSS II, carta do leitor, notícia, texto de opinião dissertativo-argumentativo e resumo; e no PSS III, carta de reclamação, cartas resposta à reclamação; texto de opinião dissertativo-argumentativo, notícia e resumo.

Colaboração Assessoria de Imprensa.