UFPR oferece curso de português brasileiro para migrantes e refugiados

Com a colaboração de UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) vai oferecer o curso de Português Brasileiro para a Migração Humanitária (PBMIH). Centenas de migrantes já passaram pelo curso, que contempla cinco níveis de aprendizado – Básico I e II, Intermediário I e II, e Avançado I.

ufpr-curso-portugues-brasileiro
Foto: Samira Chami Neves

O curso atende migrantes portadores de visto de auxílio humanitário, solicitantes de refúgio, refugiados, apátridas e migrantes em vulnerabilidade social, moradores de Curitiba e região metropolitana. Além disso, também há vagas pessoas que já tiveram esse tipo de visto. Não é necessário ter conhecimento prévio da língua e a documentação deve ser comprovada no ato da matrícula.

As inscrições para o primeiro semestre estão abertas (acesse aqui). Novos alunos precisam realizar um teste de nivelamento no dia 8 de abril para que a equipe identifique o nível adequado ao conhecimento do candidato. As aulas acontecem aos sábados pela manhã, entre 15 de abril e 1 de julho, no prédio da Reitoria da UFPR.

Neste ano, o projeto também oferecerá aulas de português para filhos de migrantes – crianças e adolescentes com idade entre 4 e 17 anos. Para participar, é necessário que o pai ou a mãe esteja fazendo o curso. As aulas serão simultâneas, como forma de auxiliar também quem não tem onde deixar os filhos neste período.

Veja também:

Os alunos que frequentam 80% ou mais da carga horária e obtêm acima de 70 pontos nas avaliações recebem um certificado de curso de português da UFPR. Neste ano, 40 graduandos de Letras, orientados por docentes do curso, ministrarão as aulas para os migrantes. As vagas disponíveis são ocupadas por de inscrição.

Por meio de uma parceria com o PET Computação da UFPR, o projeto também oferece aulas de informática para os alunos migrantes que já conseguem compreender o português (é necessário frequentar o curso de português a partir do nível Intermediário I). A capacitação ensina desde o nível básico, envolvendo utilização de periféricos e ferramentas, até os mais avançados, como introdução à programação.

As aulas acontecem das 8h às 10h, aos sábados, antes das aulas de português. Os estudantes interessados devem se cadastrar neste link.

Curso de português brasileiro para migrantes e refugiados

  • Teste de nivelamento: 8 de abril;
  • Inscrições: até 15 de abril neste link;
  • Mais informações: www.pbmih.ufpr.br;
  • Aulas: de 15 de abril a 1 de julho;
  • Horário: 10h20 às 12h20.
Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.