UFPR tem 1,3 mil vagas para transferência externa; veja como se inscrever

Já estão abertas as inscrições para estudantes de outras instituições de ensino superior que querem ingressar na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Para 2024, a UFPR tem 1.368 vagas para transferência externa por meio do Programa de Ocupação de Vagas Remanescentes (Provar).

ufpr-transferencia-externa-inscricao
Foto: Arquivo/UFPR

Os interessados em tentar uma vaga na UFPR para 2024 têm até o dia 30 de outubro para fazer a inscrição pelo site do Núcleo de Concursos.

Esse é o maior número de vagas para transferência externa já oferecido pela UFPR. “É uma excelente oportunidade para quem deseja estudar em uma universidade reconhecida como uma das melhores do país, e sem pagar mensalidade”, afirma o coordenador geral do Núcleo de Concursos da UFPR, professor José Carlos Eidam.

As 1.368 vagas estão distribuídas em 117 cursos. A maior parte (1.072 vagas, o que equivale a 78% do total) é para cursos sediados em Curitiba. As demais estão distribuídas entre os campi de Jandaia do Sul, Matinhos, Palotina e Pontal do Paraná.

Seleção de vagas para transferência externa na UFPR

Para se inscrever na modalidade Transferência, o candidato deve, entre outros requisitos, possuir registro regular (com matrícula ativa ou trancada) em outra instituição de ensino superior, no mesmo curso ou em um dos cursos aceitos pelo seu correspondente na UFPR. Para cada curso há um período máximo que o estudante deve ter cursado na instituição de origem.

A seleção será feita por meio de uma prova com 60 questões objetivas – 11 de Língua Portuguesa, 7 de Língua Estrangeira Moderna – Inglês, e 7 de cada uma das seguintes disciplinas: Matemática, Física, Química, Biologia, Geografia e História. As questões de cada disciplina terão peso diferenciado de acordo com o curso. A prova será realizada no dia 10 de dezembro.

Inscrições para transferência externa na UFPR

As inscrições para o Provar 2024 na modalidade Transferência poderão ser feitas até as 14 horas do dia 30 de outubro. O pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 160,00, pode ser feito até 31 de outubro, por boleto ou pix.

Poderão solicitar isenção de taxa candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou que comprovem renda familiar per capita de no máximo um salário mínimo e meio e, cumulativamente, tenham cursado o ensino médio integralmente em escola pública.

As solicitações de isenção devem ser feitas até 6 de outubro, em formulário específico no site no NC/UFPR.

O quadro de vagas e todas as informações sobre o Provar Transferência 2024 estão disponíveis no edital do processo.

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas A opinião em forma de notícia
Alisha
Alorino
Antônio Carlos
Bianca Granado
Camila Santos
Edvaldo Corrêa
Elaine Damasceno
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Giselle Suardi
Guilherme C Carneiro
Mateus Afonso
Mauro Mueller
Oseias Gomes
Papai em Dobro
Tais Targa