Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Um dia de caloura: dinâmicas, food trucks e amizades

- Um dia de caloura: dinâmicas, food trucks e amizades

O momento em que um jovem deixa a escola e entra em uma faculdade normalmente é muito especial. É tudo diferente, a expectativa é grande e parece que há um mundo completamente novo a descobrir. São novos amigos, novos professores, uma nova fase.

Mas esse sonho de entrar em uma faculdade não é somente dos jovens que estudam durante os ensinos fundamental e médio, muitas pessoas não tiveram a oportunidade de fazer uma faculdade assim que saíram da escola e realizam esse sonho muitos anos depois. E essa foi uma das coisas que eu percebi no meu dia de caloura das Faculdades Santa Cruz.

Até a minha expectativa, que era somente de um dia de experiência, estava alta e era possível sentir a energia dos calouros. Pessoas de todas as idades entravam comigo pelo portão principal da faculdade e na chegada, os alunos novos e veteranos eram recepcionados pela simpática Camila. Com um sorriso no rosto, ela indicava que as catracas estavam liberadas e que as carteirinhas seriam entregues logo a frente.

Logo descobri que neste primeiro dia os alunos teriam somente a primeira aula, pois a partir da hora do intervalo aconteceria a recepção aos calouros. Fui levada então à sala da professora Viviane, para ter uma aula de Políticas Públicas para Educação

Sentei ao fundo da sala, para não chamar muita atenção.Sentei ao fundo da sala, para não chamar muita atenção.

A professora, com mais de 20 anos de experiência em sala de aula, sabia exatamente como lidar com uma turma grande e animada para o início das aulas. Logo no início da aula ela passou com um saquinho cheio de papéis. Cada papelzinho tinha um número e cada aluno deveria escolher um, ela explicaria o motivo mais tarde.

Quase ao final da aula, ela sorteou 10 números. "Os alunos que forem sorteados vão lá na frente, por favor". Quando terminou o sorteio, a professora levou os alunos para fora da sala para uma pequena reunião. Ao voltar, Viviane contou a turma que os sorteados tinham recebido um presente especial: os selecionados não precisariam realizar provas, trabalhos e não levariam faltas quando não estivessem presentes. 

Como esperado, o anúncio do presente causou alvoroço na turma e alguns começaram a dizer que era injusto. Esse era o principal objetivo da professora: mostrar a necessidade da existência de políticas públicas para a educação. 

De uma forma dinâmica, divertida e diferente ela fez com que toda a turma concordasse e entendesse a importância daquela aula e daquela matéria.

Após essa atividade a turma foi dividida em pequenos grupos. Cada grupo recebeu um papel com uma pergunta referente ao tema da aula e deveria realizar uma pesquisa em casa para tentar respondê-la. Logo, eu já estava em um grupo de whatsapp com outras alunas para discutir o trabalho.

Todos saíram para o intervalo, ainda um pouco perdidos nos corredores, em direção ao pátio externo, no qual aconteceria o evento de acolhida aos calouros. Ao descer as escadas, nos deparamos com alguns food trucks servindo cafés, pão com bolinho, hambúrgueres e churros. Além disso, a instituição também convidou uma banda de rock para tocar e animar a galera.

A banda tocou pela manhã e também na recepção aos calouros à noite.A banda tocou pela manhã e também na recepção aos calouros à noite. 

Foi um momento de confraternização entre todos. Funcionários, calouros, veteranos e professores estavam conversando, se divertindo, se conhecendo e se preparando para mais um ano letivo cheio de aprendizados e amizade.

A amizade foi justamente uma das coisas que mais me chamou a atenção neste dia de caloura nas Faculdades Santa Cruz: desde a Camila na recepção, todos na faculdade me trataram com carinho e respeito, me senti acolhida. Conversei com alguns professores além da Viviane e todos foram muito solícitos, dispostos a ajudar e a realmente conhecer o aluno. Acredito que tanto para graduação, quanto para pós-graduação a instituição tem toda a estrutura necessária e professores qualificados para atender com excelência os seus alunos e formar ótimos profissionais.

Leia também: Faculdade oferece diversas modalidades de ensino superior

Grupo do Massa News no WhatsApp

Receba as principais notícias do dia direto no seu celular.

  Entrar no grupo