Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Unespar registra abstenção de 15,7% no vestibular

Número de faltosos ficou dentro da média (Foto: Unespar) - Unespar registra abstenção de 15,7% no vestibular
Número de faltosos ficou dentro da média (Foto: Unespar)

Dos 7.276 candidatos inscritos para o vestibular da Universidade Estadual do Paraná (Unespar), 1.144 não compareceram para as provas nesse domingo (13). O número representa abstenção de 15,7%, segundo dados da Comissão Central do Concurso Vestibular (CCCV).

O processo para seleção de 1.742 novos acadêmicos para o ano de 2017 foi realizado, simultaneamente, em seis municípios que possuem unidades da Unespar. Dentre os campi, o que registrou a menor abstenção foi o de Paranavaí, com 13,3%, e o com a maior porcentagem de faltosos foi o de Curitiba I -  19,5%.

A coordenadora-geral, professora Aurea Viana, avalia que o índice de ausências ficou dentro da média. “As ausências acontecem, mas acreditamos que elas não prejudicaram o processo. O clima foi de bastante tranquilidade em todos os locais. Os candidatos se preocuparam em atender as nossas recomendações, levar os documentos solicitados e chegar no horário”, comenta.

Para os que não participaram do vestibular, a professora lembra que a Unespar abrirá seleção de novos estudantes pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que utiliza a nota do Enem para a classificação. A previsão é que as inscrições ocorram em janeiro de 2017 e o prazo será divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Provas

Nesta edição, as provas foram iniciadas às 13h30 e terminaram às 19 horas em todos os locais. Os candidatos tiveram 5 horas e 30 minutos para responder 60 questões de conhecimentos gerais, da prova vocacionada e a produção da redação.

A carta do leitor foi o gênero solicitado para a redação do vestibular. O texto base, divulgado pela mídia, abordava questões sobre a quantidade de imagens produzidas que circulam em diferentes espaços e os reflexos desse acumulado. A partir disso, a proposta solicitava aos candidatos a exposição de argumentos e posicionamentos sobre o assunto.

Conforme o calendário divulgado pela CCCV, o gabarito das provas objetivas deve ser disponibilizado na sexta-feira (18) no site da Unespar

Resultados

No dia 30 de novembro será divulgado o resultado para os cursos de Artes Cênicas, Dança, Música, Música Popular, Superior de Canto, Superior de Composição e Regência e Superior de Instrumento. Os aprovados deverão participar da segunda fase do vestibular que é o Teste de Habilidade Específica (THE). As provas serão entre os dias 5 e 7 de dezembro, nos campi de Curitiba I (Embap) e Curitiba II (FAP).

O resultado geral dos aprovados em primeira chamada de todos os 67 cursos será anunciado no dia 20 de dezembro, no site do vestibular e em editais fixados nos campi da Unespar.

Da assessoria de imprensa