Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Unila realiza 1º Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia da Tríplice Fronteira

Colaboração: Assessoria. - Unila realiza 1º Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia
Colaboração: Assessoria.

Práticas clínicas neurológicas, pesquisas de vanguarda em neurociências, além de aspectos sobre a formação do neurocirurgião, são temas de debates do 1º Simpósio de Neurologia e Neurocirurgia da Tríplice Fronteira, que será realizado nesta quinta-feira (10), às 18h, no Sindicato dos Eletricitários de Foz do Iguaçu (Avenida Tancredo Neves, 5605, Jardim Itaipu). O evento, gratuito e aberto ao público, está sendo organizado pela Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UNILA.

Segundo o médico e professor de Medicina da Universidade, Elton Gomes da Silva, as doenças neurológicas estão entre as principais causas de mortalidade e afastamento das atividades rotineiras e essenciais das pessoas. “Apesar desses dados, a neurociência é considerada um bicho de sete cabeças pela maioria dos profissionais da área da saúde. O Simpósio busca divulgar um pouco mais sobre esse assunto tão relevante e fazer com que as doenças neurológicas e a prevenção dos fatores de risco sejam mais conhecidas pela população”, explica. O evento também visa discutir sobre a atuação correta dos profissionais da saúde e dialogar sobre soluções para melhorar a qualidade de vida da população na região trinacional.

A atividade terá a participação do neurofisiologista Seidel Guerra Lopez (Cuba), do neurocirugião Elton Gomes da Silva, do neurologista Emilio Torres (Paraguai) e da farmacêutica Maíra Bicca. Os palestrantes, além de intensa vivência acadêmica como professores e pesquisadores, têm ampla experiência na prática clínica e cirúrgica, com atuação em centros de referência regionais. Os temas de apresentação são frutos dos trabalhos de pesquisas desses profissionais em áreas como epilepsias, doença de Alzheimer, cefaleias e a formação do médico especialista.

Liga Acadêmica

A Liga Acadêmica de Neurologia e Neurocirurgia da UNILA é uma associação permanente, formada este ano por estudantes e com orientação e colaboração de docentes do curso de Medicina da Universidade. Além de contribuir para aprofundar os conhecimentos nas áreas de neurologia e neurocirugia, a Liga atua nos cenários de prática de sua temática, com desenvolvimento de pesquisas, ações de extensão e capacitação permanente.

Durante o Seminário, serão apresentadas algumas das ações da Liga previstas para o próximo ano, tais como acompanhamento de casos clínicos de pacientes, plantões, realização de aulas práticas direcionadas à anatomia e histologia em outras universidades, desenvolvimento de projetos de pesquisas, entre outras.

Colaboração: Assessoria.