Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Unioeste realiza “ I Seminário de Interdisciplinaridade da Arte na Educação

Divulgação - Unioeste realiza I Seminário de da Arte na Educação nesta segunda
Divulgação

Nesta segunda-feira (28) a Diretoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), realiza o “I Seminário sobre Interdisciplinaridade da Arte na Educação”, às 08 horas, no auditório Arnaldo Busato (Campus de Cascavel).

A intenção do Seminário é desenvolver nos docentes da educação básica, atividades baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, discutindo a inserção da arte dentro da metodologia integrada e interdisciplinar como forma de aplicação nas atividades docentes. Assim, a programação objetiva o envolvimento extensionista de alunos e professores da Unioeste e do ensino fundamental e médio da rede pública de ensino, bem como de toda a comunidade externa.

Para a coordenadora do evento, Adriane de Castro Martinez Martins, a introdução da arte nos espaços educacionais de forma interdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento psíquico, mental, físico e social do indivíduo.

“Enquanto a educação tradicional se preocupa com o desenvolvimento cognitivo e técnico, a introdução da arte entre outras coisas, proporciona ao desenvolvimento afetivo, a autoestima, confiança e criatividade, contribuindo para formação cidadã dos alunos”.

Dentro da programação do evento um projeto vem sendo realizado, desde o dia 18 de novembro, que é a reforma do paredão do prédio das salas de aulas para a construção de um mural artístico. A atividade tem sido executada pelo artista plástico, professor Marcos Andruchak, da Universidade Federal Rio Grande no Norte, e todos os interessados podem participar ajudando na pintura do painel.

Para Andruchak, o ensino-aprendizagem nas diversas áreas pode se dar, na prática, através da integração desta ação de extensão com a teoria dada em sala de aula.

“É uma experiência coletiva e muito estimulante, principalmente para alunos de escolas e universidades vinculadas ao projeto para a feitura de um mural. Os integrantes ampliarão seus próprios conhecimentos e poderão avaliar com mais segurança decisões futuras e que nortearão seus caminhos. A arte fará parte de suas vidas de modo direto ou indireto, independente da profissão que venha a ter. Desta forma, tudo terá um pouco mais sentido, deixando de existir aquele conhecimento incompreensível e elitista, normalmente distante de sua realidade”, esclarece Andruchak.

Ainda, de acordo com o artista, a evolução do projeto é organizada através de reuniões virtuais ou presenciais da equipe definida para cada obra. Cumprida esta etapa é hora de proceder ao convite/seleção dos participantes da ação de extensão (a cada mural, uma nova equipe é formada). O desenho é executado de acordo com temas diversos, normalmente relacionados a questões educativas, culturais e com sugestões de todos.

Após esse processo, é feito uma pré-definição das cores e grafismos, e em seguida prepara-se a superfície com aplicação da argamassa que será esculpida para evidenciar a obra de arte. Os participantes iniciam a atividade pintando as áreas limitadas pelos relevos do desenho. Essa etapa não requer nenhum conhecimento ou prática de desenho ou pintura. A participação fica muito abrangente e animada, sendo dadas as devidas orientações para desenvolvimento do trabalho.

Posteriormente a participação do grupo o trabalho executado passa por um detalhamento mais minucioso da aplicação das cores e finalização da arte, o que determina a qualidade final do mural. Todo o processo é acompanhado por integrantes das diversas áreas envolvidas, a fim de relacionar conceitos teóricos à prática artística.

Além disso, o encontro contará com apresentações culturais, palestras e debates. Para conferir a programação completa e outras informações acesse o site do evento: http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/siae.

Colaboração: Assessoria