PCPR tem serviço de emissão de atestados; saiba como solicitar 

Com a colaboração de Agência Estadual de Notícias

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) possui um serviço para emissão de atestados disponível à população através do site da instituição ou nos postos de atendimento do Instituto de Identificação do Paraná (IIPR).

emissao-atestado-policia-civil
Foto: Fabio Dias/EPR

São disponibilizados atestados de antecedentes criminais, cadastro positivo, cadastro negativo e de profissão. Os interessados têm a possibilidade de solicitar pelo site da PCPR, na aba “serviços”.

De acordo com o vice-diretor do IIPR, Fábio Tadeu Dambros, nos casos de atestados de antecedentes criminais, a emissão é gratuita e destinada às pessoas que possuem carteira de identidade no Paraná.

Veja também:

Em relação aos atestados de cadastro positivo e negativo, ambos têm um custo de R$12,83 e são emitidos 24 horas após o reconhecimento do pagamento da Guia de Recolhimento da Taxa de Segurança pelo sistema da PCPR.

A solicitação do atestado de cadastro positivo é destinada à população que possui documento de identificação no estado. 

Para aqueles que não têm carteira de identidade emitida no Paraná, estrangeiros que residem no país ou mesmo que estejam no exterior é necessário solicitar o atestado de cadastro negativo.

Nos casos em que a pessoa precisar comprovar a profissão informada no momento em que emitiu a 1ª via da carteira de identidade, a PCPR disponibiliza o atestado de profissão a todos que possuem RG no Paraná.

O documento costuma ser utilizado para assegurar a atividade exercida, o tipo e o tempo de trabalho. O atestado de profissão tem o mesmo custo dos atestados de cadastro positivo e negativo, mas a emissão é de 10 dias úteis após o reconhecimento do pagamento pelo sistema.

O documento fica disponível para impressão pelo prazo de 30 dias corridos da data de emissão e possui mecanismos de segurança. 

Como solicitar o atestado

Para pedir atestado, através do site da PCPR ou de forma presencial nos postos de atendimento do instituto, é necessário preencher as informações com os dados da carteira de identidade ou utilizando o número do CPF.

Para emissão de atestados de cadastro negativo podem ser utilizados documentos como a carteira de identidade de outra unidade da Federação, carteira nacional de habilitação, passaporte, registro nacional estrangeiro, carteira de trabalho, entre outros. 

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
Guilherme C Carneiro
chevron-up Created with Sketch Beta.