Emissões de petróleo e gás são 3 vezes maiores do que relatado por empresas

O Climate Trace, grupo independente que monitora gases de efeito estufa, fez um alerta, nesta quarta-feira (9), dizendo que as emissões provenientes de instalações de petróleo e gás são três vezes maiores do que o relatado. Os dados foram revelados durante a 27ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), no Egito.

Foto: Pixabay

Para o levantamento, foram analisadas mais de 72 mil fontes individuais em todo o mundo. Destas, metade das 50 maiores empresas de emissões são campos de produção de petróleo e gás, que registraram práticas como queima e vazamento de metano em lugares como Rússia, Estados Unidos e Oriente Médio.

Segundo o grupo, os níveis atmosféricos de metano, gás de efeito estufa cerca de 80 vezes mais poderoso que o dióxido de carbono (CO2), têm aumentado fortemente nos últimos anos, mas de forma subnotificada. O cenário, classificado como “chocante”, forma uma barreira na tentativa de enfrentar a crise climática.

“A crise climática pode, às vezes, parecer um desafio intratável – em grande parte porque temos uma compreensão limitada de onde vêm as emissões. Agora é possível priorizar os esforços para alcançar os cortes profundos na poluição para evitar os impactos mais catastróficos da crise climática”, disse Al Gore, fundador da Climate Trace.

Informações SBT News

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.