Enem começa neste domingo com prova de redação

Começa a ser aplicado neste domingo (13.nov) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com o teste de redação e questões de Linguagens e Ciências Humanas. No total, são esperados mais de 3,4 milhões de inscritos de todo o Brasil, numa prova com duração de cinco horas e meia. No domingo subsequente (20), as questões serão de Ciências da Natureza e Matemática. É preciso confirmar a participação do estudante neste link.

De acordo com Katia Isidoro de Oliveira, professora de produção textual do Colégio Franciscano Pio XII, em São Paulo, e doutora em Letras pela Unesp, a redação do Enem tem pontos únicos, que são voltados para a escrita do exame. Para ela, é importante prestar atenção na hora do teste para que seja possível  escrever um texto dentro dos parâmetros exigidos. “Nós [professores do colégio] trabalhamos a questão de o aluno pensar, estabelecer conexões entre o repertório sociocultural e o tema abordado”, explica. 

É comum a ansiedade no estudante que vai fazer a prova. Então, para evitar desconfortos ou perdas de prazo e horário, veja algumas dicas para garantir o bom desempenho na hora da prova:

Cuide da alimentação: para o dia da prova, abasteça o corpo com uma alimentação leve e balanceada. Insira no cardápio frutas, legumes e verduras. É importante também manter o corpo hidratado com água.

Esteja bem informado: acompanhar o noticiário é uma das estratégias que os estudantes usam para estar por dentro do que anda acontecendo no Brasil e no mundo. Ainda mais por se tratar de um dia de prova de redação, estar bem informado pode ajudar a desenvolver o texto dissertativo pedido.

Sono em dia: mesmo com aquele sentimento de ansiedade que bate dias momentos antes, estar com corpo e mente descansados pode ajudar um bom tanto quando o candidato precisa desenvolver o raciocínio. 

Trajeto: programe-se com atencedência para chegar ao local da prova com tranquilidade. Verifique o caminho, calcule o tempo de deslocamento. Ações simples como esta são capazes de evitar atrasos.

Documentos e outros materiais: também com antecedência, separe os documentos que precisam ser apresentados na hora da prova. Portanto, tenha em mãos RG ou documento oficial com foto, cartão de confirmação de inscrição, caneta esferográficaazul ou preta, água, máscara, álcool em gel.

Informações importantes

  • Abertura dos portões: 12h
  • Fechamento dos portões: 13h
  • Início das provas: 13h30
  • Término das provas no 1º dia: 19h
  • Término das provas no 2º dia: 18h30

Informações de SBT News