A primeira engenheira negra do Brasil, Enedina Alves Marques, será homenageada pela Prefeitura de Curitiba e pelo Grupo Uninter com uma escultura. A obra estará localizada na Rua XV de Novembro, em Curitiba.
A obra está na fase final e foi apresentada nesta sexta-feira (8) no ateliê de esculturas do Memorial Paranista. A escultura em bronze de Enedina Alves Marques foi visitada pela primeira vez por sua sobrinha, Lizete Marques, de 85 anos.
“Eu fiquei muito grata e emocionada realmente, porque a gente nunca espera que alguém reconheça. E eu acho que deve haver muito reconhecimento das pessoas que se dedicam e vencem na vida”.
disse Lizete Marques.
Veja também:
- Karaokê no Pinheirinho é fechado após denúncia de poluição sonora
- Santuário de Curitiba recebe iluminação cênica para festa da padroeira
A escultura de Enedina será instalada em um banco na Rua XV de Novembro, próximo ao campus Garcez, do Centro Universitário Internacional Uninter.
A obra é uma criação do escultor Rafael Sartori e foi desenvolvida no ateliê de escultura do Memorial Paranista. O trabalho começou em julho deste ano.
Quem foi Enedina Alves Marques?
Enedina Alves Marques foi a primeira engenheira negra do Brasil e era a única mulher de sete irmãos e foi a única dos irmãos a se formar em um curso superior. A engenheira se formou pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).
*Com supervisão de Luana Lopes