Você poderá alterar sua localização a qualquer momento clicando aqui.
Ocultar   |   Alterar cidade
Você está vendo conteúdo de Curitiba e região.
Ocultar   |   Alterar cidade

Prefeitura inaugura primeiro Farol do Saber e Inovação

- Prefeitura inaugura primeiro Farol do Saber e Inovação

Em 1994, em sua primeira gestão, o prefeito Rafael Greca inaugurou o primeiro Farol do Saber. Agora em outubro, durante a sua segunda gestão ele inaugurou o primeiro Farol do Saber e Inovação, no bairro Uberaba. O farol Herbert José de Souza fica na Escola Municipal Marumbi e, além de disponibilizar o acesso à leitura e internet, agora conta também com um espaço maker, onde os visitantes podem modelar e fabricar objetos.

Esta biblioteca pública descentralizada conta com uma impressora 3D instalada no local. A proposta da prefeitura é implantar espaços inovadores e tecnológicos que valorizem a criação, a colaboração e o pensamento crítico em todas as regionais administrativas da cidade. “Quero mostrar às crianças que o pensamento criativo deixa de estar apenas na mente para virar realidade a partir de uma fábrica instalada perto da sua casa", ressalta o prefeito.

As turmas da escola Marumbi foram as primeiras a participar da oficina com a professora Desirée Lopes durante o contraturno. Neste espaço os alunos dão vida às suas criações. A professora comenta que a atividade é muito mais do que brincar, ela percebe que de forma lúdica ela integra diferentes áreas do conhecimento, podendo melhorar o desenvolvimento cognitivo e lógico, bem como a visão espacial.

Segundo Maria Sílvia Bacila, secretária municipal da educação, a intenção é incentivar os alunos nas áreas do conhecimento. “O objetivo é que, com o uso responsável da tecnologia, nossos estudantes produzam conhecimento desde os primeiros anos de escolarização”, diz.

O espaço maker do primeiro Farol do Saber e Inovação estará aberto a visitação para toda a população a partir do dia 29 de novembro e ocorrerão sempre às quartas-feiras.

Colaboração Angélica Klisievicz Lubas