De acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a febre oropouche é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus de mesmo nome, que tem sintomas parecidos com a dengue.
A doença infecta os seres humanos através da picada do mosquito Culicoides paraensi, também conhecido como maruim.
Além disso, a secretária de Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, afirma que a transmissão da febre oropouche pode acontecer pelo mosquito Aedes aegypti – o mesmo que transmite dengue, zika e chikungunya.
A febre oropouche tem sintomas semelhantes aos da dengue. Entre eles estão:
- Dor de cabeça
- Dor muscular
- Dor nas articulações
- Tontura
- Náusea
- Diarreia
O período de incubação do vírus é de quatro a oito dias, quando começam a aparecer os primeiros sintomas, que duram de cinco a sete dias. No entanto, a recuperação total da pessoa infectada por febre oropouche pode levar semanas.
Febre oropouche em Curitiba
Conforme divulgado nesta terça-feira (20) pela Secretaria Municipal da Saúde, foram confirmados dois casos da febre oropouche em Curitiba.
Veja também:
- Febre oropouche em Curitiba: dois casos são confirmados
- Como são as manchas da dengue? Entenda o sintoma
Os dois registros foram em pessoas que viajaram para Manaus e voltaram para a capital paranaense no início de janeiro. Os pacientes infectados receberam tratamento de dengue devido aos sintomas parecidos. Além disso, não existe o mosquito transmissor da febre oropouche no Paraná.
A doença tem preocupado as autoridades e a Secretaria Estadual da Saúde do Amazonas que confirmou 1.134 casos em 2024. Os casos de Curitiba foram confirmados em 6 e 8 de janeiro. Não há divulgação de outros casos da febre oropouche no Paraná.
*Com supervisão de Valeska Macedo