Feira de emprego Recoloca 60+ reúne mais de 500 trabalhadores em Curitiba

Mais de 500 pessoas procuraram a feira de empregos Recoloca 60+, nesta quarta-feira (16), em Curitiba, em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho. Promovida pelo Centro de Direitos à Vida da Pessoa Idosa (Cedivida) e pela Associação dos Amigos do HC, a ação contou com a participação de 12 empresas que ofertaram aproximadamente 800 vagas.

Foto: Sandra Lima

A Fundação de Ação Social (FAS) participou da ação e fez o cadastro de trabalhadores no Sistema Nacional do Emprego (Sine), além de divulgar os cursos gratuitos do programa Liceu de Ofícios. Quem visitou a feira pode conhecer ainda as vagas de estágio do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), assistir a palestras, elaborar e imprimir currículos no local.

Para muitas pessoas, como Estevan Sampaio Menezes, 57 anos, a feira foi uma chance de recomeçar. Acompanhado da mulher, que também está desempregada, ele chegou cedo ao Centro Redentorista Santo Afonso, Alto da Glória, em busca de uma vaga de motorista ou manobrista.

A terapeuta ocupacional Anemary Rita Drischel, 59 anos, também foi à feira à procura de uma recolocação na área da saúde. Além de se cadastrar para uma vaga de emprego, conheceu os cursos do Liceu de Ofícios. “A feira está maravilhosa, muito bem organizada e com várias oportunidades”, disse.

Empresas parceiras

Responsáveis pelo processo de seleção da Risotolândia, Mariana da Silva e Lucas Meira da Silva, ficaram impressionados com a estrutura de evento. Especializada em refeições coletivas e instalada em Araucária, na Região Metropolitana de Curitiba, a empresa ofertou vagas de auxiliar de cozinha e serviços gerais.

“A Risotolândia vê que as pessoas com mais de 60 anos são perfeitamente capazes de atuar no mercado de trabalho”, disse Lucas. “Temos na empresa muitos colaboradores experientes que auxiliam nos objetivos traçados, lado a lado com a nova geração.”

Celina José Batista, 57 anos, foi uma das pessoas que procuraram a Risotolândia em busca de uma oportunidade. Ela sempre trabalhou como autônoma e agora busca o primeiro emprego com carteira assinada.

Além da Risotolândia, a feira reuniu empresas como Atacadão, Bom Jesus, Condor, CIEE, Instituto da Liderança, Muffato, Nacional Supermercados, Panvel, HR Expert – Agência de RH, Risotolândia, Estapar e Maturi.

Experiência

De acordo com o superintendente da Associação Amigos do HC, Edélcio Jacomassi, o Recoloca 60+ foi promovido para atender a uma demanda constatada pelo Cedivida, que possui duas áreas de atuação: a promoção da empregabilidade e do empreendedorismo, além da assistência social e da saúde.

“Vemos uma grande procura de pessoas que encontram dificuldade de recolocação no mercado de trabalho, principalmente aquelas que perderam o emprego próximo da aposentadoria ou que se aposentaram e agora precisam complementar a renda”, explicou Jacomassi.

Para o presidente da Associação Amigos do HC, Cláudio Shimoyama, a feira contribui para sensibilizar as empresas sobre a importância de geração de emprego para pessoas com mais de 50 e 60 anos. “Precisamos esclarecer que a imagem do idoso não é mais daquela pessoa com bengala. São pessoas preparadas, que cuidam da mente e do físico e podem contribuir para os negócios de todas as empresas”, ressaltou.

Informações da Prefeitura de Curitiba

Entre no grupo do Massa News
e receba as principais noticias
direto no seu WhatsApp!
ENTRAR NO GRUPO
Compartilhe essa matéria nas redes sociais
Ative as notificações e fique por dentro das notícias
Ativar notificações
Dá o play plus-circle Created with Sketch Beta. Assista aos principais vídeos de hoje
Colunistas plus-circle Created with Sketch Beta. A opinião em forma de notícia
Alorino
Antônio Carlos
Claudia Silvano
Edvaldo Corrêa
Fabiano Tavares
Gabriel Pianaro
chevron-up Created with Sketch Beta.